Encontro

À conversa sobre as Oficinas de Segurança Social

18 de setembro de 2014, 18h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118

Cláudia Joaquim, economista, mestranda no ISCTE-IUL (Mestrado em Políticas Públicas), co-autoria com Pedro Adão e Silva e Mariana Trigo Pereira do texto "O programa de assistência económica e financeira e as pensões" no âmbito do Fórum de Políticas Públicas 2014 / ISCTE-IUL.

Eugénio Rosa, economista, licenciado e doutorado pelo ISCEF/ISEG, membro atual dos Gabinetes de Estudos da CGTP e da Federação dos Sindicatos da Função Pública, tendo publicado oito livros sobre problemas económicos e sociais portugueses, sendo o último a tese de doutoramento “Grupos económicos e desenvolvimento em Portugal no contexto da globalização”

Hugo Mendes, licenciado em Sociologia pelo ISCTE, fez estudos doutorais na Universidade de Warwick, no Reino Unido, é investigador do CESNOVA, da Universidade Nova de Lisboa, foi assessor da ministra da Educação do XVII Governo e assessor do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro no XVIII Governo, é coautor do blogue Jugular.

Fernanda Rodrigues, doutoramento em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciaturas em Sociologia (ISCTE) e Serviço Social (ISSSP), coordenadora do Plano Nacional de Acção para a Inclusão - PNAI (2006-2008 e 2008-2010), consultora da Comissão Europeia (DGV) como membro da equipa portuguesa de avaliação dos Programas Pobreza II e Pobreza III.

Manuel Carvalho da Silva, licenciado e doutorado em Sociologia pelo ISCTE, Coordenador/Secretário-geral da CGTP-IN entre 1986 e 2012, Coordenador do Polo de Lisboa do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e do Observatório sobre Crises e Alternativas do CES

Manuel Couret Branco, docente na Universidade de Évora onde ensina entre outras disciplinas Economia Política dos Direitos Humanos e Economia da Política Social, entre as suas últimas publicações encontram-se Economia Política dos Direitos Humanos e Economics versus Human Rights e os artigos The Political Economy of the Human Right to Water e Economics Against Democracy.

Pedro Adão e Silva, licenciado em Sociologia (ISCTE-IUL) e doutorado em Ciências Sociais e Políticas (Instituto Universitário Europeu, Florença), é professor auxiliar convidado do departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, colunista do Expresso e do Record e comentador política da TSF e da SIC-notícias.

Pedro Hespanha, sociólogo, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e membro fundador do Centro de Estudos Sociais, tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social, economia solidária.

Vanda Pacheco, socióloga, bolseira da Fundação Robert Bosch, co-autora do capítulo ‘O Estado Social, crise e reformas’ em A Anatomia da Crise: Identificar os problemas para construir as alternativas.

Vítor Junqueira, economista, investigador em políticas de proteção social e de rendimentos, coautor de “Desigualdade Económica em Portugal” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2013) e autor do blogue buracosnaestrada.blogspot.com.