Lançamento de livro e debate

O que vale hoje o trabalho? Emprego e relações laborais

16 de setembro de 2013, 18h00

Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato)

Lançamento de livro e debate com o autor: "Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a Afirmação e a Negação do Trabalho" de Ricardo Antunes (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas).

Comentários: Raquel Varela (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa) e Manuel Carvalho da Silva (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

Resumo

Contrariamente às teses que advogavam a perda do significado do trabalho na sociedade contemporânea, Os Sentidos do Trabalho apresenta uma nova morfologia do trabalho, cujo elemento mais visível é seu desenho multifacetado, onde convivem precarização e qualificação, instabilidade e desemprego, labor intelectual e esforço manual. São as/as terceirizados, subcontratados, temporários, part time, imigrantes etc, homens e mulheres que se ampliam segundo a lógica da "empresa flexível", especialmente nos serviços, nas tecnologias de informação e comunicação, de que são exemplos as trabalhadoras de telemarketing e call center, dentre tantos outros. O livro procura oferece uma concepção ampliada de trabalho, explorando a hipótese de que uma nova morfologia do trabalho significa também uma nova morfologia das lutas sociais globais.