Exposição

"Mulheres que Partem: Narrativas Migrantes e Violência(s) do Olhar" de Sandra Guerreiro Dias (textos) e Dominika Gorecka (ilustrações)

30 de maio a 13 de junho de 2013

Corredor do Piso 2, CES-Coimbra

Resumo

"Mulheres que partem" é uma instalação gráfica e poética de Sandra Guerreiro Dias (textos)e Dominika Gorecka (ilustrações) que cruza os temas da violência, da transitoriedade e das representações sobre as mulheres no mundo contemporâneo. Através do desenho e da palavra, a exposição incita a um olhar crítico através da re/criação de paisagens fictícias nas quais habitam mulheres anónimas, frequentemente silenciadas, e que partem de forma real ou simbólica.

Originalmente apresentado no colóquio "Feminismo e Migração: Intervenção Social e Ação Política", que decorreu na Universidade Autónoma de Barcelona em 2012, este projeto articula estudos de género/ feministas, artes gráficas, poéticas e performativas, contribuindo para repensar a academia enquanto lugar crítico de experiências e deslocalização de olhares e saberes sobre o mundo.


Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) e Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)