Seminário

Conclusão de estágio doutoral

Elisângela de Jesus Santos (UNESP de Araraquara)

19 de março de 2013, 18h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Este seminário pretende trazer à tona o universo de discursos e práticas da população caipira na região do Vale do Médio Tietê, interior do estado de São Paulo, Brasil. O aporte resulta de pesquisa de doutoramento intitulada “A liturgia do povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP”. Trata-se de entender o cururu, cantoria de improviso ou desafio poético que acontece em duplas e é acompanhado pela viola caipira, como característica marcante na construção da pertença caipira. A pesquisa etnográfica observa as narrativas orais dos cantadores, por vezes marginalizadas e invisibilizadas no contexto brasileiro, enquanto discurso contemporâneo à outras práticas poético-musicais de cânone consolidado, reconhecendo o cururu como expressão de subjectividades, modos de vida e de saberes alternativos às narrativas e produções hegemónicas, ainda que em constante diálogo com estas.


Nota biográfica

Elisângela Santos. É doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UNESP de Araraquara, São Paulo, Brasil, sob orientação de Dagoberto José Fonseca e investigadora visitante no Centro de Estudos Sociais, CES da Universidade de Coimbra. É bolseira de doutoramento e doutoramento-sanduíche da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (2009-13).
Em 2009 fundou o Catavento: Redes e Territórios de Culturas e Identidades, grupo de estudos para manifestações culturais populares e afro-brasileiras do CLADIN/LEAD. Mestre em Sociologia pela UNESP de Araraquara (2008). Graduada em Ciências Sociais, Bacharelado e Licenciatura (2003) pela mesma instituição. Foi bolseira de mestrado FAPESP (2006-2008).

Tem como temas de estudo: catolicismo popular (Festa do Divino Espírito Santo), religiões de matriz africana, narrativas orais mítico-póetico-musicais populares, cultura caipira. É pesquisadora do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD) e do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE).

Colaborou na produção de documentário etnográfico “O Lenço do Samba” sobre o samba-lenço em Mauá-SP dirigido por Shaynna Jacques Pidori, Premio Etnodoc (2011-12) e em pesquisas junto à Associação de Artistas e Famílias Circenses, ASFACI. Participou de prémios de fomento à cultura popular como “Música no Circo Brasileiro” contemplado pela Funarte (2010) e “Cururueiros do Vale do Médio Tietê”, Premio Culturas Populares, MinC (2009-10). Desde 2007 é curadora da Programação Cultural da Conferência Internacional das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra realização bianual em parceria com SESC Araraquara e Centro Cultural Professor Waldemar Saffioti.


Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)