Gender workshop

A Irmã de Newton: contextos e percursos das mulheres na ciência

Maria da Conceição Ruivo (Professora catedrática aposentada do Departamento de Física da Universidade de Coimbra)

30 de maio de 2013, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Imaginemos que William Shakespeare teve uma irmã, Judith, com igual talento para a escrita e para o teatro. Poderia ela ter escrito peças da envergadura das do seu irmão? Este é o desafio que nos faz Virgina Woolf, na sua obra A room of one's own. O destino da Judith Shakespeare seria triste: enquanto o irmão ia à escola, ela ficava em casa, conseguia ler um ou outro livro  mas era constantemente repreendida e solicitada para tarefas domésticas, escrevia às escondidas com medo de represálias e, ainda adolescente, acabava por fugir para Londres para evitar um casamento imposto pelo pai e para tentar a vida no teatro. Ao contrário de William, as portas do teatro estavam-lhe vedadas e, passado pouco tempo, Judith, grávida, poria termo à vida numa noite de Inverno.

Inspirando-nos em Virginia Woolf, poderíamos questionar-nos, por exemplo, se uma hipotética irmã de Newton poderia ter escrito os Principia. O objectivo desta workshop  não é, no entanto,  o de seguir o trajeto da "irmã de Newton" mas sim o de, através da análise de algumas biografias de mulheres cientistas, reflectir sobre os condicionamentos impostos pelos contextos sociais e culturais no trabalho científico das mulheres.

Para levar a cabo esta reflexão, propõe-se a leitura de notas biográficas de quatro mulheres com contribuições científicas em diferentes áreas:
Marie-Anne Pierrette Paulze Lavoisier (1758 – 1836, França, Química);
Maria Sklodowska Curie (1867- 1934, Polónia/França, Física e Química);
Amalie Emmy Noether (1882-1935, Alemanha, Matemática);
Jocelyn Bell (1943,  Reino Unido, Astrofísica).
[ Quem desejar participar e ler previamente os artigos em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt ]


Nota biográfica

Maria da Conceição Espadinha Ruivo, cientista e escritora,  é professora catedrática aposentada do Departamento de Física da  Universidade de Coimbra. Natural de Alfundão (Ferreira do Alentejo),  fez a sua formação académica na Universidade de Coimbra e estágios em diversas universidades estrangeiras. Investigadora do Centro de Física Computacional e especialista em Física das Partículas, dedica-se também à História da Ciência, a  projectos interdisciplinares e de divulgação, tendo publicado numerosos artigos científicos.  No domínio da literatura, publicou  A Maravilhosa Aventura do Ursinho Chico e de sua Prima Mariana (com ilustrações de Elsa Navarro), Editora Campo das Letras, Porto, 2002; Ó Fala que foste Fala. Décimas de Joaquim Espadinha (organização e prefácio), Edições Afrontamento, Porto, 2009; 2ª edição revista e ampliada, 2012; Os Mapas do Silêncio, Edições Afrontamento, Porto, 2010.

 

Organização: Júlia Garraio (NHUMEP), Catarina Martins (NHUMEP), Teresa Cunha (NHUMEP), Mihaela Mihai (DECIDe)..