Lançamento de livro

Dicionário das Crises e das Alternativas

21 de junho de 2012, 16h00

Sala de Reuniões (Piso 2), Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Esta sessão, no âmbito do VII Congresso Português de Sociologia, contará com a presença dos(as) autores(as) António Casimiro Ferreira, Elísio Estanque, José Reis, Manuel Carvalho da Silva e Marisa Matias.

«As notícias vêm recheadas de palavras, conceitos, números, etc., que não são do conhecimento comum. O que se noticia hoje pode transformar-se amanhã em perda de salário ou de pensão, em aumento do preço dos medicamentos ou dos transportes, em ter de tirar o filho das atividades extraescolares ou de cortar na alimentação. As notícias de hoje são o dia anterior de um quotidiano cada vez mais difícil, de uma vida de horizontes e expectativas de vida cada vez mais incertos e ameaçadores. É, assim, importante perceber o que se lê, ouve ou vê, entendendo o que é dito e o que fica por dizer e decifrar as palavras dos comentadores sobre a atual crise em que vivemos e afeta todos nós.

O “Dicionário das Crises e das Alternativas” é a primeira grande aposta do Observatório sobre Crises e Alternativas e foi feito por uma equipa de 113 investigadores da Universidade de Coimbra, responsáveis pelas 222 entradas desta obra, que é uma edição do CES e das Edições Almedina. A coordenação foi de Ana Cristina Santos, Bruno Sena Martins, João Paulo Dias, João Rodrigues e Margarida Gomes. Contou com uma comissão de revisão técnica, estilística e científica constituída por António Sousa Ribeiro, José Castro Caldas, Manuel Carvalho da Silva, Rui Bebiano, Hermes Augusto Costa e Teresa Tavares».