Debate

Da crise do sindicalismo à crise do país

Carlos Silva

Elísio Estanque

Hermes Augusto Costa

Olinda Lousã

19 de outubro de 2012, 18h30

Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra

Enquadramento

É inquestionável o papel histórico do sindicalismo na construção das democracias ocidentais e do Estado social europeu. Porém, os tempos que correm são particularmente adversos aos direitos laborais e à atividade sindical, podendo mesmo falar-se num retrocesso sem precedentes nas conquistas sociais e civilizacionais alcançadas. Por isso os sindicatos estão também hoje em crise e são dos principais visados pelas políticas de austeridade. Neste debate pretende-se mostrar que a reflexão crítica que se possa fazer sobre a atuação dos sindicatos não se pode confundir com a retórica anti-sindical que por vezes é notória no discurso dominante e que é necessário rejeitar em nome de uma humanização das relações laborais, da justiça social e da coesão da sociedade.

Notas biográficas

Elísio Estanque - Frequentou o curso de Sociologia no ISCTE - Lisboa (1981-1985). Ingressou na FEUC, como docente, em 1/11/1985, sendo também investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), desde a mesma data. Fez uma tese de Doutoramento em Sociologia, sobre «Classe e Comunidade num contexto em Mudança. Práticas e subjectividades de uma classe em recomposição - o caso do operariado do calçado em S. João da Madeira», que defendeu em 23/09/1999 na Universidade de Coimbra. Publicou recentemente (2012) o livro «A Classe Média: Ascensão e Declínio», na colecção de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Hermes Augusto Costa - Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde exerce funções de Professor Auxiliar. Enquanto docente pertence ao núcleo de sociologia da FEUC, embora leccione unidades curriculares oferecidas a diferentes licenciaturas. Ao nível do ensino pós-graduado, é co-coordenador dos Programa de Mestrado e Doutoramento em “Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” ministrados na FEUC e no Centro de Estudos Sociais (CES) respectivamente.
É investigador do CES desde 1993, tendo sido co-coordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Sindicalismo entre 2002 e 2010. Pertence actualmente à equipa de investigação do Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais.

Olinda Lousã - Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD

Carlos Silva - Presidente do Sindicato dos Bancários do Centro. Licenciado em Estudos Europeus. Frequência da Pós-Graduação em Estudos Europeus na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.