Palestra-Debate

Charles Bernstein por Graça Capinha
Rachel Blau du Plessis por Isabel Pedro dos Santos

Moderação: Isabel Caldeira

Charles Bernstein é um dos mentores daquele que é considerado por muitos/as como o maior movimento de vanguarda poética contemporâneo norte-americano, a L=A=N=G=U=A=G=E School. Iniciada em Nova Iorque, na década de 70, os princípios poéticos apresentados por esta escola têm sido extremamente influentes, repercutindo-se hoje um pouco por todo o mundo no contexto da literatura experimental, mas também das artes visuais e performativas. Poeta, com formação académica na área da filosofia, Bernstein defende a unidade indissociável e radical entre o pensamento poético e o pensamento político, procurando encontrar/expor -- na linguagem -- todas as hierarquias que subjazem ao poder hegemónico, para tentar descobrir as formas alternativas às imagens do mundo (e de nós próprios/as) que nos dominam. Professor de poesia e poética na Universidade da Pennsylvania, foi também um dos fundadores do Programa de Poética da Universidade de Nova Iorque.

Rachel Blau DuPlessis é uma poeta, ensaísta e crítica literária feminista norte-americana, interessada sobretudo pela poesia modernista e contemporânea. A sua poesia tem sido largamente premiada e traduzida, bem como a sua obra ensaística, igualmente premiada pelo seu contributo académico.
Para além de outras publicações poéticas, DuPlessis tem andado a escrever, desde 1985, o "poema da sua vida", a que chama "Drafts", uma longa composição alimentada pela ideia de processo e reconceptualização, e que aborda temas como a história, a memória, a identidade sexual, o luto, a esperança, o Outro, o dizível e o inefável, a própria escrita. Deste  “poema infinito” foram já publicadas várias partes, nomeadamente 95, sendo Pitch: Drafts 77- 95 (2010) o quarto e mais recente volume. Das suas publicações críticas, destacam-se Writing Beyond the Ending: Narrative Strategies of Twentieth Century Women Writers (1985),The Pink Guitar: Writing as Feminist Practice (1990, rptd. 2006), Genders, Races, and Religious Cultures in Modern American Poetry, 1908-1934 (2001) e Blue Studios: Poetry and its Cultural Work (2006). DuPlessis é professora na Universidade de Temple, nos Estados Unidos.

Biografia das Palestrantes

Graça Capinha é doutorada em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Coimbra. Docente de poesia e poética contemporâneas norte-americanas na Faculdade de Letras, é também investigadora do Centro de Estudos Sociais. Coordena o projecto de escrita criativa "Oficina de Poesia" e dirige a revista com o mesmo nome (1997-), sendo também uma das organizadoras dos Encontros Internacionais de Poetas de Coimbra. Durante a década de 90, esteve ligada ao Programa de Poética da Universidade de Nova Iorque, onde foi Fellow e Fellow Researcher. Foi uma das responsáveis pela criação do Programa de Doutoramento Transdisciplinar "Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais" (FLUC/CES), de que é Directora Executiva, e do Programa "Poetas em Residência" da FLUC. O último projecto de investigação que dirigiu teve por título "Novas Poéticas de Resistência: o Século XX em Portugal" (CES/FCT).

Isabel Pedro dos Santos é doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra. Docente de estudos feministas, escrita de mulheres, autobiografia, tradução e teoria da tradução, tem leccionado seminários nos programas de 2º ciclo e 3º ciclo em Estudos Feministas e em Tradução, no programa de 3º ciclo "Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais" (FLUC/CES) e no programa de 2º ciclo em Poesia e Poética, da FLUC. É Directora do 2º Ciclo/Mestrado em Tradução. É também investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi mais recentemente membro do Projecto de Investigação “Novas Poéticas de Resistência: o século XXI em Portugal” (CES/FCT), coordenado por Graça Capinha. Integra a comissão organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas de Coimbra.