Seminário

Biografias Desenhadas: histórias de vida aos quadradinhos

António Sousa Ribeiro

Cláudia Pinto

Elsa Lechner

João Miguel Lameiras

Marco Mendes

Sara Figueiredo Costa

26 de setembro de 2012, 14h30

Sala 1, CES-Coimbra

Enquadramento

O registo biográfico tem vindo a ganhar uma enorme popularidade na banda desenhada (BD). De um momento para o outro, qualquer vida se tornou passível de ser transposta em tira. A criatividade necessária à imaginação de histórias e mundos dá, em grande parte, lugar à inventividade precisa para que uma vida «comum» seja transformada em objeto literário.

Esta orientação identificável na BD insere-se numa tendência mais vasta de individualização das grelhas de leitura do mundo. Nos estudos sociais, isto reflete-se numa propensão crescente para a mobilização das biografias e histórias de vida como forma de produzir informação sobre as realidades estudadas.

O propósito deste debate é usar a crescente produção de BD de registo biográfico como modo de pensar a individualização dos olhares sobre o mundo. As Biografias Desenhadas, diferentes das que não têm imagem pelas especificidades do meio, mas que se inserem numa mesma tendência geral, são o ponto de partida para uma discussão que incide tanto sobre aquilo que a BD tem de particular quanto sobre o que este meio retira dos imaginários mais vastos em que se inscreve.

A passagem da imaginação-do-que-não-existe para a imaginação-da-realidade é um processo merecedor de maior atenção e discussão do que aquela que tem recebido até ao momento. Se qualquer vida é passível de ser transformada em história, fará sentido pensar em criar histórias que não se baseiam em vidas? Qual é o lugar da criatividade num registo cada vez mais marcado por uma tentativa de aproximação à vida tal como é vivida? É com o intuito de pensar o papel que estas Biografias Desenhadas desempenham no mundo que se realiza a próxima sessão do Saberes em Diálogo: são elas um fenómeno isolado, próprio do meio, ou, pelo contrário, inscrevem-se num registo mais profundo de individualização das grelhas de leitura de que dispomos para aceder ao mundo?

 

Programa

Intervenções de:

António Sousa Ribeiro, Investigador CES
Cláudia Pinto, Doutoranda em Estudos Americanos
Elsa Lechner, Investigadora CES
João Miguel Lameiras, Livreiro de BD
Marco Mendes, Autor de BD
Sara Figueiredo Costa, Jornalista


Intervalo
 

Debate com Painel de convidados/as e público assistente | Moderação: João Aldeia


Equipa: Ana Raquel Matos , Pedro Araújo, Sílvia Portugal e Susana Costa

Organização: Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) e Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades  (POSTRADE)