Debate

A economia em crise: teoria e realidade

Ana Cordeiro Santos

José Castro Caldas

30 de novembro de 2012, 18h30

Livraria Almedina Atrium Saldanha | Lisboa

Enquadramento

Dentro da crise económica há uma outra crise: uma crise da Economia, isto é, da teoria económica dominante que ainda hoje continua a ser ensinada na maior parte das Faculdades de Economia.

É fácil compreender a razão pela qual uma crise económica põe em crise um determinado tipo de teoria económica. Essa teoria económica assente em ficções acerca do comportamento humano, e as propriedades dos mercados, serviu ela própria para desenhar e construir mercados e de forma indireta para condicionar o próprio comportamento dos seres humanos. Mais do que isso, advogando a desregulamentação, participou na criação das condições que propiciaram a crise financeira.

Sair da crise é portanto também sair da teoria económica a ela associada. Difícil de compreender é que a teoria económica falida continue a dominar o ensino da Economia em todo o mundo, incluindo, muito particularmente Portugal.

Notas biográficas

Ana Cordeiro dos Santos é economista do Núcleo de Estudos sobre a Ciência, Economia e Sociedade do CES. Doutorada em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus de Roterdão (Holanda), mestre em Economia e Políticas Sociais pela Universidade de Roskilde (Dinamarca) e licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. O seu trabalho de investigação tem incidido sobre as implicações teóricas e de política da economia experimental e comportamental, nomeadamente a construção de mercados e de outras instituições sociais e o seu impacto sobre o comportamento humano.

José Castro Caldas é investigador do CES onde integra o Nucleo Ciência Economia e Sociedade (NECES) e o Observatório do Risco. Anteriormente foi professor auxiliar do Departamento de Economia do ISCTE e investigador do DINÂMIA de que foi vice-presidente e membro da direcção em diversos mandatos. Licenciado em Economia e Mestre em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pelo ISEG é Doutorado em Economia pelo ISCTE. Os seus principais interesses de investigação actuais incluem a deliberação individual e colectiva, a economia institucionalista e a história da economia.