Sessão cinematográfica e debate

The Lemon Tree de Eran Riklis

26 de outubro de 2011, 21h30

Centro de Cultura e Intervenção Feminista, Lisboa

The Lemon Tree de Eran Riklis
(Israel/Alemanha/França, 2008, 106m)

Comentário de Patrícia Fonseca

Sinopse: Salma Zidane, uma modesta viúva palestiniana, vive dos rendimentos que retira do seu pomar de limoeiros na Cisjordânia ocupada. Quando o Ministro da Defesa Israelita se torna seu vizinho, os Serviços Secretos Israelitas ordenam o abate das árvores por questões de segurança. A estóica Salma pede auxílio à Autoridade Palestiniana (ineficaz), ao Exército Israelita (indiferente) e a um jovem advogado palestiniano, Ziad Daud, que se interessa pelo caso. Nesta alegoria, será que David terá alguma hipótese contra Golias?
O guião do filme inspirou-se num caso muito mediatizado em Israel: o de uma família palestiniana que tentou impedir em tribunal a confiscação das suas terras agrícolas para a construção do Muro da Cisjordânia. O filme teve fraca adesão do público israelita, mas a crítica foi maioritariamente positiva tanto em Israel como nos países estrangeiros por onde passou.
 

Eran Ricklis (1954): realizador israelita com uma vasta obra cinematográfica. The Syrian Bride (2004) foi o seu maior êxito. O seu último filme, A Viagem do Director (2010), estreou no circuito comercial português.

Suha Arraf (1969): realizadora, guionista e escritora palestiniana de Israel. Colaborou com Eran Riklis em vários filmes (The Syrian Bride, The Lemon Tree).

Filme legendado em inglês.

Mais informações em: http://www.lemontreemovie.com/lemontree_en.html

Uma iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) e da União Alternativa de Mulheres e Resposta (UMAR).
 


Cinema and Debate Cycle

Palestinian Women