Lançamento de livro

"Etnografia e Intervenção Social por uma Praxis Reflexiva" de Pedro Gabriel Silva, Octávio Sacramento e José Portela

15 de dezembro de 2011, 17h30

Sala 1, CES-Coimbra

O livro conta com apresentação de Pedro Hespanha (CES) e Bruno Sena Martins (CES). Trata-se de uma iniciativa da Editora Colibri, Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Laboratorio Associado.

Enquadramento

Esta é uma obra colectiva que flui entre dois pólos, etnografia e intervenção social, animada pelo propósito de mostrar a etnografia como um exercício que produz saber valioso e de elevada utilidade social. Valioso, porque faz emergir dimensões complexas e profundas dos factos e fenómenos sociais; ilumina a sua riqueza, filões, tonalidades e matizes; aclara as respectivas fronteiras, estratos e articulações. Pela fusão operada entre observação e reflexividade, os artigos mostram-nos a desconstrução de determinadas leituras da realidade e a edificação de outras. Ou falam-nos da desproble­matização de algumas situações e da problematização de outras tantas. Queremos com esta colectânea de textos oferecer novidade, capacidade crítica acrescida e estimular o "olhar para aquilo que os estereótipos ignoram e para aquilo que os preconceitos não deixam ver", tal como escreve A. Oliveira no seu artigo. Mas o que damos a ver e propomos à reflexão nesta obra? Cientistas sociais como persona non grata; extradições impostas a que se seguirão, decerto, novos regressos; cárceres permeáveis; mulheres vítimas incertas e pseudo-saber sobre elas; antropologia em imagens e suas aplicações no campo da intervenção social; sexualidades juvenis arriscadas; maternidades autónomas com referentes masculinos; família-providência e informalidades organiza­tivas; empowerment dos que se prostituem; profissionais e académicos em dissidência.