Sessão cinematográfica/debate
A obsolescência programada dos produtos: quando o curto prazo de vida se torna um destino comum
19 de maio de 2011, 16h30
Picoas Plaza, Rua de Viriato 13, Lj 117/118, CES-Lisboa
Apresentação do Documentário “Comprar, Tirar, Comprar” da realizadora Cosima Dannoritzer
O documentário "Comprar, Tirar, Comprar", da realizadora Cosima Dannoritzer, aborda os paradoxos insustentáveis de uma produção industrial e de um sistema comercial virados para um consumo compulsivo que progressivamente acaba por consumar-se a si próprio. Por detrás dos paraísos performativos publicitados pela economia mercantil e pela lógica da “inovação” permanente esconde-se uma miséria ecológica e social progressiva, desempenhada pela obsolescência programada dos produtos.
O documentário de Cosima Donnoritzer representa a cegueira ética duma estratégia económica baseada no encurtar do ciclo de vida das mercadorias e dos serviços, assim como na dependência social de um consumo preso nesta lógica frustrante e aparentemente infinita, promovida e sustentada através do crédito. Fazendo com que a cultura do prazo comercial dos produtos distraia e substitua a percepção de outros prazos, reais e dramáticos, começando pelo limite averiguado que têm os recursos naturais.
Renova-se assim, com a máxima evidencia, aquela dialéctica entre progresso e catástrofe que já tinha sido assinalada no começo do século passado. Com novidades substanciais: a ideologia do progresso técnico-científico, descolada de qualquer forma compensatória e equilibrante de controlo democrático, revela-se um cru instrumento de hegemonia económica e política, socialmente regressivo e ecologicamente incontornável.
Trata-se, portanto, de uma longa-metragem que visa à reflexão sociológica, que argumenta a urgência de uma economia sustentável e a de um consumo crítico, que denuncia os heterogéneos estratagemas dos cartéis comerciais e que mostra as acções legais colectivas contra estes mesmos carteis, que mostra propostas alternativas para uma sociedade do decrescimento e que apresenta novas práticas de resistência open source, que enfim permite conhecer o destino dos detritos tecnológicos transferidos para os países subdesenvolvidos e os movimentos sociais contrastantes, emergentes nestes países.
É, portanto, com grande interesse que este filme (totalmente disponível no youtube), depois de ter recebido muitas boas criticas no estrangeiro, será apresentado pela primeira vez em Portugal, no CES-Lisboa, com a presença da realizadora.
Participantes
Cosima Dannoritzer, realizadora do Documentário
Maria João Taborda, APORDOC
Susana Fonseca, Quercus - ANCN
Paulo Peixoto, CES
Vania Baldi, CES
Moderação e organização: Vania Baldi
Nota: Evento associado ao Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito
Organização