Vítor Neves

vneves@fe.uc.pt

Nota biográfica

Vítor Neves é Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). É licenciado em Economia (1981), mestre em Economia Europeia (1993) e doutor em Economia (2003) pela Universidade de Coimbra. É responsável na FEUC pela lecionação de diversas unidades curriculares de 1º e 3º ciclos, colabora no doutoramento CES/FEUC em 'Governação, Conhecimento e Inovação' e no programa interinstitucional (UC/ISCTE/ISEG) em 'Economia Política: doutoramento interdisciplinar'. A sua investigação está centrada no estudo dos fundamentos, natureza e dinâmicas da economia como ciência (Filosofia e História da Economia). Tem trabalhos publicados sobre o significado do 'económico', sistemas abertos, interdisciplinaridade, objetividade, K.William Kapp, dissensão e pluralismo na Economia, ciência económica em Portugal no passado recente e custos sociais do capitalismo. Co-organizou diversos livros. Dinamiza, desde 2009, a realização do CES International Seminar on the Foundations of Economics. É atualmente membro da Assembleia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Neves, Vítor (2022), The Utopia of Interdisciplinarity: A View from Economics, in Pombo, O., Gärtner, K., Jesuíno, J. (org.), Theory and Practice in the Interdisciplinary Production and Reproduction of Scientific Knowledge. Springer, Cham, 189-203

Capítulo em Livro