Vítor Neves

vneves@fe.uc.pt

Vítor Manuel Leite Neves é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), onde integra o Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. É também Colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, integrando a linha temática de "Unidade da Ciência e Interdisciplinaridade". É licenciado em Economia (1981), mestre em Economia Europeia (1993) e doutor em Economia (2003) pela Universidade de Coimbra. É actualmente responsável na Faculdade de Economia pela leccionação das unidades curriculares de Economia Pública (licenciatura em Economia), História do Pensamento Económico (mestrado em Economia) e Seminário de Metodologia em Economia e Sociologia (doutoramento CES/FEUC em Governação, Conhecimento e Inovação) e colabora na leccionação dos Seminários de "Governação, Instituições e Políticas Públicas" e "Economia Política Contemporânea" do mesmo programa de doutoramento. Oferecerá, a partir de 2017/18, uma nova unidade curricular opcional na licenciatura em Economia: "Controvérsias na Economia". A sua investigação está centrada no estudo dos fundamentos, natureza e dinâmicas da economia como ciência (Metodologia e História da Economia). Tem trabalhos publicados sobre o significado do 'económico', sistemas abertos, interdisciplinaridade, objectividade, dissensão e pluralismo na Economia e sobre os custos sociais do capitalismo. Co-organizou A Economia Sem Muros (Almedina, 2010), Economia e interdisciplinaridade(s) (Almedina, 2012) e Facts, Values and Objectivity in Economics (Routledge, 2012). É actualmente investigador responsável pelo projecto "Que ciência económica se faz em Portugal? Um estudo da investigação portuguesa recente em Economia (1980 à actualidade)", financiado pela FCT. (http://www.ces.uc.pt/projectos/?prj=14257&id_lingua=1). Dinamiza, desde 2009, a realização de um seminário no CES sobre os fundamentos da Economia, o 'CES International Seminar on the Foundations of Economics'. É membro das seguintes associações e redes científicas: - Associação Portuguesa de Economia Política (membro fundador) - Associação Ibérica de História do Pensamento Económico (AIHPE) - European Association for Evolutionary Political Economy (EAEPE) - The European Society for the History of Economic Thought (ESHET) - World Economics Association - K. William Kapp Research Network É actualmente membro do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi Vice-Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2004-2006), membro da sua Assembleia Estatutária (Novembro 2008-Março 2009) e membro da Direcção Executiva do CES (2011-2013). É também membro do Conselho de Redacção da revista e-Cadernos CES (desde 2016).

Neves, Vítor (2017), "The internationalization of economic ideas. A search for connecting principles", Iberian Journal of the History of Economic Thought, 4, 1, 63-73

NEVES, VÍTOR (2017), "Economics and interdisciplinarity: an open-systems approach", Revista de Economia Política, 37, 2, 343-362

Neves, Vítor (2016), O problema dos custos sociais, in Laura Centemeri e José Castro Caldas (org.), Valores em conflito: Megaprojetos, ambiente e território. Coimbra: Edições Almedina, 61-87