Maria Raquel Freire

rfreire@fe.uc.pt

Maria Raquel Freire é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Associada com Agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É titular de uma Cátedra Jean Monnet - EU External Relations towards the East - 2016-2019. É doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002). É atualmente diretora do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos - International Politics and Conflict Resolution, CES|FEUC (FCT funded programme); e Coordenadora da Licenciatura e do Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É ainda membro do Conselho Executivo da Direção da European International Studies Association (EISA). Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético. O seu trabalho inclui publicações em revistas científicas como: European Politics and Society, European Review of International Studies, Journal of Balkan and Near Eastern Studies, East European Politics, European Security, International Peacekeeping, International Politics, Asian Perspective, Global Society, La Revue Internationale et Stratégique, Journal of Conflict, Security and Development, Relações Internacionais, entre outras. Tem publicados nestas áreas vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. É autora, entre outros, de Conflict and Security in the Former Soviet Union: The Role of the OSCE, Ashgate, 2003; A Rússia de Putin: Vectores Estruturantes de Política Externa, Almedina, 2011; organizadora de Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança, Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), 2011; Consolidação da Paz e a sua Sustentabilidade: As missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal, IUC, 2015; co-organizadora de Competing for Influence: The EU and Russia in Post-Soviet Eurasia e de Russia and European Security, com Roger E. Kanet, Republic of Letters (2 vols.) 2012, bem como de Russia and Its Near Neighbours: Identity, Interests and Foreign Policy, também com Roger E. Kanet, Palgrave, 2012; A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico: Dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado, com Patricia Daehnhardt, IUC, 2014; Managing Crises, Making Peace: Towards a Strategic EU Vision for Security and Defense, com Maria Grazia Galantino, Palgrave, 2015; Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português, com André Barrinha, Imprensa de Ciências Sociais, 2015.

Freire, Maria Raquel (2018), "The quest for status: how the interplay of power, ideas, and regime security shapes Russia's policy in the post-Soviet space", International Politics

Freire, Maria Raquel (2018), Socialization Practices and Dynamics of (In)Security in EU-Russia-Neighbours Energy Relations, in Vasile Cucerescu et al. (org.), The European Union and the Eastern Partnership: Security Challenges. Chisinau, Cernauti and Tbilisi: ECSA Moldova

Freire, Maria Raquel (2018), Shanghai Cooperation Organization, in Andrei P. Tsygankov (org.), Routledge Handbook of Russian Foreign Policy. London: Routledge