Maria Raquel Freire

rfreire@fe.uc.pt

Maria Raquel Freire é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Associada com Agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É titular de uma Cátedra Jean Monnet - EU External Relations towards the East - 2016-2019. É doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002). É atualmente diretora do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos - International Politics and Conflict Resolution, CES|FEUC (FCT funded programme). É ainda membro do Conselho Executivo da Direção da European International Studies Association (EISA). Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético. O seu trabalho inclui publicações em revistas científicas como: European Politics and Society, European Review of International Studies, Journal of Balkan and Near Eastern Studies, East European Politics, European Security, International Peacekeeping, International Politics, Asian Perspective, Global Society, La Revue Internationale et Stratégique, Journal of Conflict, Security and Development, Relações Internacionais, entre outras. Tem publicados nestas áreas vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. É autora, entre outros, de Conflict and Security in the Former Soviet Union: The Role of the OSCE, Ashgate, 2003; A Rússia de Putin: Vectores Estruturantes de Política Externa, Almedina, 2011; organizadora de Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança, Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), 2011; Consolidação da Paz e a sua Sustentabilidade: As missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal, IUC, 2015; co-organizadora de Competing for Influence: The EU and Russia in Post-Soviet Eurasia e de Russia and European Security, com Roger E. Kanet, Republic of Letters (2 vols.) 2012, bem como de Russia and Its Near Neighbours: Identity, Interests and Foreign Policy, também com Roger E. Kanet, Palgrave, 2012; A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico: Dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado, com Patricia Daehnhardt, IUC, 2014; Managing Crises, Making Peace: Towards a Strategic EU Vision for Security and Defense, com Maria Grazia Galantino, Palgrave, 2015; Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português, com André Barrinha, Imprensa de Ciências Sociais, 2015.

Freire, Maria Raquel (2017), War in Ukraine and European Security: Reset, Reverse or Revoke?, in Giray Sadık (org.), Europe's Hybrid Threats: What Kinds of Power Does the EU Need in the 21st Century?. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing

Freire, Maria Raquel (2017), Ukraine and the Restructuring of East-West Relations, in Roger E. Kanet (org.), The Russian Challenge to the European Security Environment. London: Palgrave Macmillan

Valente, Isabel Maria Freitas; Freire, Maria Raquel; Fernandes, Sandra (2016), "Polycentrism in a post-hegemonic world and the future of the European Union", Debater a Europa, 1, 15, 59-70