Joana Sousa Ribeiro

Joana Sousa Ribeiro é Investigadora do Centro de Estudos Sociais e doutoranda em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo a sua tese sobre processos de desqualificação e requalificação profissional de migrantes no sector da saúde. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a mobilidade sócio-profissional de migrantes, estudos longitudinais, estudos interculturais e cidadania. Das suas publicações destacam-se, em 2014, com vários autores, "Health Professionals moving to and out of Portugal: a typical case?", Health Policy, Volume 114, Issues 2-3, 97-108; em 2013, "Migração de Profissionais de Saúde - desperdício ou reconhecimento de qualificações?" in Maria Emília Araújo, M. Fontes, S. Bento (org.), Para um debate sobre Mobilidade e Fuga de Cérebros. Braga, Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e, em 2008, "Migration and 'occupational integration': foreign health professionals in Portugal", in Saks, M. and Kuhlmann, E. (ed.), Rethinking Professional Governance: international directions in health care. Bristol: The Policy Press. Co-Coordena um grupo de pesquisa da rede internacional IMISCOE - YAMEC -, que se centra na mobilidade de jovens adultos e a crise económica.

Ribeiro, Joana Sousa (2015), "COMpartilhar histórias de vida: (inter)subjetividades, (inter)reconhecimentos e (i)migração", in Elsa Lechner (org.), Rostos, vozes e silêncios: uma pesquisa biográfica colaborativa com imigrantes em Portugal". Coimbra: Almedina

Ribeiro, Joana Sousa (2015), "Beyond the Portuguese Nursing Labour Market: towards a crisis of professionalism?", in Teresa Carvalho e Rui Santiago (org.), Professionalism, Managerialism and Reform in Higher Education and the Health Services: The European Welfare State and the Rise of the Knowledge Society. Londres: Palgrave, 146-168

Nolasco, Carlos; Lechner, Elsa; Ribeiro, Joana Sousa (2014), ""Reflexos Invertidos: migrações clandestinas no filme de ficção e documentário"", Revista Critica de Ciências Sociais,, 105, 87-92