Cláudia Pato de Carvalho

É investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais no âmbito do projeto Artéria, projecto de investigação-ação em colaboração com O Teatrão (Oficina Municipal do Teatro, Coimbra) e que visa criar projetos artísticos de intervenção em várias cidades da região centro. Completou o Doutoramento em Sociologia, especialização em Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Outubro de 2010.O trabalho empírico de doutoramento intitulado The Creative Citizen: Citizenship Building in the Boston Area (que compreende três estudos de caso nas comunidades urbanas de Jamaica Plain, South End e Somerville, em Boston) foi realizado no Center for Reflective Community Practice (agora Commmunity Innovators Lab, Departamento de Estudos Urbanos do Massachussets Institute of Technology). Este trabalho de investigação dedicou-se, por um lado, a tentar compreender as diferentes formas através das quais a cultura e as práticas culturais podem promover a revivificação social, económica e cultural dos espaços urbanos, dando origem à criação de novas cidadanias. Por outro lado, pretendeu identificar estratégias de envolvimento comunitário através das actividades culturais e artísticas. Co-coordenou, no Teatrão, o projecto Bando à Parte: Culturas Juvenis, Arte e Inserção Social (2010-2016) e o cbr: LINHAS ART LAB (2014-2016), dois projecto de formação artística para jovens a decorrer no Teatrão (Oficina Municipal do Teatro) em Coimbra, projetos apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Carvalho, Cláudia Pato de (2017), "Community intervention in urban areas: a youth driven initiative (CIUA)", Action Research Journal, on line first on 8th may 2017, on line first

Carvalho, Cláudia Pato de; Leite, Antonieta (2017), "Community Engaged Research in an Unesco World Heritage Site in Portugal", Conjunctions - Transdisciplinary Journal of Cultural Participation, 4, 2

Carvalho, Cláudia Pato de; Martins, Afonso Nuno (2016), Green architeture and intercultural community arts in the riverine cultural landscape - the case of the MUN'Danças Festival, in Susana Gonçalves and Suzanne Majhanovich (org.), Art and Intercultural Dialogue. Sense Publishers, 181-195