António Casimiro Ferreira

António Casimiro Ferreira é licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar. É investigador do Centro de Estudos Sociais e co-coordenador científico do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do Centro de Estudos Sociais (CES). Em 2006 foi distinguido com o Prémio Agostinho Roseta, na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação, atribuído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. De entre os seus livros destacam-se: Política e Sociedade: teoria social em tempo de austeridade. Vida Económica(2014); Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção. Vida Económica (2012) ; Impacto da Negociação Colectiva na Regulamentação do Mercado de Trabalho. Lisboa: Colecção Cogitum (2006); Trabalho Procura Justiça: os tribunais de trabalho na sociedade portuguesa. Coimbra: Almedina (2005); Acesso ao Direito e Mobilização dos Tribunais de Trabalho: o caso da discriminação entre mulheres e homens. Lisboa: CITE (2005).

Ferreira, António Casimiro (2016), "The Politics of Austerity as Politics of Law", Oñati Socio-Legal Series, 6, 3, 496-519

Ferreira, António Casimiro (2016), "Pela Constituição Democrática", Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa, Abril, 4-5

Ferreira, António Casimiro; Lima, Teresa Maneca (2015), "Quando o trabalho mata? Uma questão de direitos laborais ou de direitos humanos", Cronos, 16, 2, 43-63