António Casimiro Ferreira

António Casimiro Ferreira é licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar. É investigador do Centro de Estudos Sociais e co-coordenador científico do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do Centro de Estudos Sociais (CES). Em 2006 foi distinguido com o Prémio Agostinho Roseta, na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação, atribuído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. De entre os seus livros destacam-se: Política e Sociedade: teoria social em tempo de austeridade. Vida Económica(2014); Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção. Vida Económica (2012) ; Impacto da Negociação Colectiva na Regulamentação do Mercado de Trabalho. Lisboa: Colecção Cogitum (2006); Trabalho Procura Justiça: os tribunais de trabalho na sociedade portuguesa. Coimbra: Almedina (2005); Acesso ao Direito e Mobilização dos Tribunais de Trabalho: o caso da discriminação entre mulheres e homens. Lisboa: CITE (2005).

Livro

Ferreira, António Casimiro (2018), Émile Durkheim - o social, o político e o jurídico. Porto: Vida Económica

Ramos de Almeida, João; Silva, Manuel Carvalho da; Casimiro Ferreira, António; Augusto Costa, Hermes (2017), A Concertação Social em tempo de crise, in Silva, Manuel Carvalho da; Hespanha, Pedro; Caldas, José Castro (org.), Trabalho e políticas de emprego. Um retrocesso evitável. Coimbra: Actual, 301-361

Livro