Maria Paula Meneses

MARIA PAULA MENESES é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia). Lecciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo co-coordenadora do programa de doutoramento em 'Pós-colonialismos e cidadania global'. Anteriormente foi Professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico - com especial ênfase para as relações entre o Estado e as 'autoridades tradicionais' no contexto africano -, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos. Participou em inúmeros projectos de investigação, coordenando atualmente uma pesquisa sobre as relações afetivas durante a guerra, assim como um projeto sobre o pluralismo jurídico em Timor Leste, em conjunto com a CRL de Timor-Leste. Organizou e publicou vários livros e artigos, destacando-se 'As Guerras de Libertação e os Sonhos Coloniais' (com Bruno Sena Martins, Almedina, 2013), as 'Epistemologias do Sul' (com Boaventura de Sousa Santos, Almedina, 2009, 2011; Cortez, 2010 e Alkal, 2014), 'O Direito Por Fora do Direito: As Instâncias Extra-Judiciais de Resolução de Conflitos em Luanda, Angola' (com Júlio Lopes, lmedina, 2012). Tem ainda o seu trabalho publicado em revistas, e relatórios de diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Colômbia.

Meneses, Maria Paula; Braga Rosa, Celso; Martins, Bruno Sena (2017), "Colonial Wars, Colonial Alliances: The Alcora Exercise in the Context of Southern Africa", Journal of Southern African Studies, 43, 2, 397-410

Meneses, Maria Paula (2016), "Beyond the Two Cultures Paradigm", CODESRIA Bulletin, 3-4, 7-10

Meneses, Maria Paula (2016), A Configuração da Colonialidade do Saber: Questionando os Sentidos da Descolonização a Partir de Moçambique, in Garcia, Flávio; Mata, Inocência (org.), Pós-colonial e Poscolonialismo: propriedades e apropriação de sentido. Rio de Janeiro: Dialogarts