Maria Irene Ramalho

irsantos@wisc.edu

Maria Irene Ramalho é professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até Setembro de 2012. Desde 1999, é International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde lecciona regularmente como professora visitante. Tem publicado extensamente, em Português e em Inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas. Entre as suas actuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo.Faz parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.

Ramalho, Maria Irene (2017), ""The Private Is Public or Furbies Are Us"", e-cadernos ces online, 27

Ramalho, Maria Irene (2017), "Diferença? Ou variedade infinita?", Cadernos de Literatura Comparada, 35, 161-174

Ramalho, Maria Irene (2017), "What the Poet Meant. Teaching Wallace Stevens to Portuguese Students", Wallace Stevens Journal, 41, 2, 226-234