Lorena Sancho Querol

Licenciada em Belas Artes pela Universidad Complutense de Madrid (1995), Mestra (2005) e Doutora em Museologia Social (2012) pela Universidade Lusófona de Lisboa. Na sua dissertação "El Patrimonio Cultural Inmaterial y la Sociomuseologia: un estúdio sobre inventarios" debruçou-se em torno da teoria e das boas práticas de inventário participativo de Património Imaterial. Foi bolseira do programa "ERASMUS MUNDUS" (1995-96), do programa "EEA Grants & Norwegian Financial Mechanism" (PT0019/EEA-grants, 2007-09), da "Fundação para a Ciência e a Tecnologia" do Ministério de Educação e Ciência em Portugal (FCT-SFRH/BD/63787/2009, 2010-11) e da COST Action-IS1007 "Training School "Culture(s) in Sustainable Futures" (2015), tendo sido também Professora Visitante do Exterior no Programa PVE/CAPES/Brasil entre 2015 e 2016. Atualmente é Investigadora na área de Museologia Social no Núcleo de Cidades, Culturas e Arquiteturas do Centro de Estudos Sociais, onde desenvolve desde 2014 o seu projeto de pós-doutoramento "A Sociedade no Museu: estudo sobre participação cultural nos museus locais europeus" (SoMus) com o apoio da FCT. Desde 2016 colabora com o projeto CREATOUR: "Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas" (P-2020) e em 2018 assumirá a coordenação da equipa CES no projeto ECHOES: "European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities" (H-2020, ENG-GLOBALLY-01-2017) junto com Paulo Peixoto. As suas pesquisas e atividade docente incidem sobre novos modelos de gestão participativa em museus locais, sobre visibilidade e reconhecimento de memórias submersas, ou sobre processos de legitimação e regeneração social de patrimónios locais através de mecanismos de ação coletiva como os inventários participativos, o mapeamento cultural ou a criação de novas formas de Museologia Social.

Cezário, Hilda Bárbara Maia; Davel, Eduardo; Sancho Querol, Lorena (2017), "A Tecnologia Social das Mobilizações: Identidade e Participação na gestão de iniciativas museológicas comunitárias", Revista Museologia e Patrimônio, Vol.10, Nº 2/2017, 261-282

Livro

Sancho Querol, Lorena (2016), El Patrimonio Cultural Inmaterial y la Sociomuseologia: estudio sobre inventarios. Cadernos Sociomuseologia, Nova Série: Estudos Posgraduados, Nº1. Lisboa:ULHT/Amazon

Sancho Querol, Lorena; Sancho, Emanuel (2015), "How can museums contribute to social and cultural change?", in Jensen, J. Thorek & Lundgaard, I. Brændholt (org.), Museums: Citizens and Sustainable Solutions. Denmark: Danish Agency of Culture, 212-231