Conversa

A Arquitetura nas Ciências Sociais e Humanas: articulações no campo da investigação

Jorge Figueira

José António Bandeirinha

11 de julho de 2017, 18h00

Sala 2, CES | Alta

Enquadramento

O ciclo “Diálogos e perspetivas sobre o urbano”, que ao longo dos últimos 3 semestres envolveu os investigadores do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitectura | CCArq, dando conta da diversidade disciplinar que o distingue e carateriza este núcleo, aproxima-se agora do fim. As sete conversas anteriores juntaram já a sociologia, a arquitetura, a antropologia e a história da arte em torno de temas que as unem, como sejam: cidade, património, arte e viagem.

O contributo Ciências Sociais e Humanas continua, contudo, a ser objeto de incompreensão por parte da comunidade em geral (e por vezes até do mundo académico), no que respeita ao âmbito da sua investigação, dos seus objetos de estudo, assim como metodologias que articulam e do impacto real que pode oferecer à ciência e à sociedade.

A investigação em Arquitetura, em particular na sua relação com outras áreas dos estudos urbanos e do planeamentos urbano e territorial, mas também da história, da teoria e dos estudos culturais, representa uma oportunidade de exploração de um universo de articulações interdisciplinares que certamente trarão renovadas oportunidades para o desenvolvimento científico e societal, chavão hoje tão presente na linguagem dos objetivos científicos. Sendo elevado o número arquitetos, que também são investigadores do CCARQ, propomos, a partir das áreas de interesse de cada um dos intervenientes, uma reflexão sobre o relacionamento da Arquitetura e em particular da investigação em Arquitetura, com as Ciências Sociais e Humanas.

Sem condicionar a evolução livre da conversa, sugerimos a Quer encarando-as como ferramentas de investigação, quer no sentido de compreender a autonomia da disciplina, ou no beneficio de desenvolver investigação num centro multidisciplinar como o CES.

Esta conversa conta com a participação de José António Bandeirinha e Jorge Figueira, moderados por Eliana Sousa Santos.