Fronteiras de Vidro
Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres
O projeto propõe-se estudar os impactos da segregação sexual do mercado de trabalho e das escolhas vocacionais nas desigualdades económicas entre mulheres e homens. Pretende-se que os resultados obtidos fundamentem propostas de intervenção dirigidas à atenuação dos custos económicos e sociais do fenómeno da segregação em função do sexo.
Os objetivos específicos do estudo são:
1. Caracterizar a evolução da segregação sexual das profissões, nas modalidades horizontal, vertical e transversal, em Portugal (2011-2018);
2. Determinar o impacto da segregação sexual do emprego nas desigualdades remuneratórias entre homens e mulheres, com recurso a simulações baseadas em regressões lineares múltiplas.
3. Caracterizar a segregação sexual do ensino vocacional e artístico no ensino secundário público e seus eventuais padrões regionais;
4. Caracterizar a segregação sexual nas escolhas de estudantes candidatos/as ao ensino superior público;
5. Estimar a influência do estatuto socioprofissional da família de origem nas escolhas educativas de rapazes e raparigas, no ensino secundário e superior;
6. Identificar fatores determinantes das escolhas profissionais e educativas na perspetiva dos principais stakeholders nos domínios do emprego, educação e formação para diagnosticar estrangulamentos à dessegregação do sistema de formação e emprego e identificar medidas de política apropriadas.
7. Analisar implicações e desafios que se colocam às políticas públicas que visam dessegregar o mercado de trabalho e o sistema de educação/formação, com base nos resultados dos estudos propostos.
O estudo recorre a métodos quantitativos, aplicando diferentes técnicas de análise estatística a dados dos Quadros de Pessoal (GEP/MTSSS), do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR) e de bases de dados da DGEEC. Complementarmente serão usadas metodologias de tipo qualitativo (focus group e entrevistas individuais) aplicadas a representantes de entidades empregadoras, docentes dos ensinos básico e secundário e profissionais de orientação profissional, tendo em vista compreender os processos e mecanismos de manutenção da segregação sexual no mercado de trabalho e nas escolhas vocacionais.
Os resultados obtidos permitirão formular propostas de medidas de política quer no domínio das políticas de emprego quer no domínio da educação e formação vocacional, identificando também as principais dificuldades à sua implementação. Serão produzidos, nomeadamente:
• Plataforma de Comunicação e Informação WEB bilingue, enquanto recurso para o envolvimento de parceiros e media e sensibilização pública;
• Sínteses informativas em língua portuguesa e inglesa para disseminação da informação e interação e envolvimento de peritas/os convidadas/os, em particular dos países do MFEEE.
• Booklet digital com os resultados finais e recomendações.
• Seminário final de apresentação dos resultados do projeto, reunindo decisores/as políticas/os, técnicas/os, peritas/os (nacionais e dos países MFEEE), representantes setoriais e representantes dos media.
• Participação em seminários ou congressos científicos e técnicos e publicação de artigos científicos, após o encerramento do projeto.
Institute for Social Research (Noruega)
Centro de formação de associação de escolas Nova Ágora
CH Business Consulting, S.A.
Cristina Coimbra Vieira
Joana Santos
Lina Coelho (coord)
Luís Moura Ramos
Óscar Lourenço
Virgínia Ferreira
EEA Grants - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género