Virgínia Ferreira

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra; Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do CES. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos e processos e estruturas sociais, tendo em conta, nomeadamente: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Recorrendo, sobretudo, a métodos de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, tem dado especial atenção à feminização das profissões, às transformações nos padrões de segregação sexual do emprego, em geral, e à evolução das políticas públicas de promoção da igualdade de mulheres e homens. Membro do Conselho Editorial de algumas revistas nacionais e internacionais, é membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres. Desde 2004 que é membro da European Commission Expert Group on Gender and Employment. A sua obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em colectâneas nacionais e internacionais.

Ferreira, Virgínia (2016), Towards the de-faminization of care, fertily and family/work balance, in Vanessa Cunha et al. (org.), A(s) Problemática(s) da Natlidade em Portugal - Uma questão social, económica e política. Lisboa: ICS, 203-212.

Monteiro, Rosa; Ferreira, Virgínia (2016), "Women's movements and the State in Portugal: a State feminism approach", Sociedade e Estado, 31, 2, 459-486

Ferreira, Virgínia; Monteiro, Rosa (2015), "Austeridade, emprego e regime de bem-estar em Portugal: Em processo de refamilização?", ex æquo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, 32, 49-67