REPLAY Lecture Series

Regimes de Colonialidade

Michel Cahen (Centre National de la Recherche Scientifique)

31 de outubro de 2023, 14h00

Sala Gonçalves da Silva, Faculdade de Economia da UC

Moderação: Teresa Almeida Cravo (CES/FEUC)


Enquadramento

O conceito de colonialidade é de suma importância nas teorias póscolonial e decolonial. Mas necessita de uma historicização, de evitar uma viragem meramente epistémica, e de ter em conta que as situações de colonialidade existem no quadro da diversidade dos capitalismos. A partir da posição crítica do autor – embora não hostil – relativamente às correntes pós e decolonial, esta palestra explorará os vários regimes de historicidade da colonialidade.


Nota biográfica

Michel Cahen é Diretor de investigação emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (França), no centro de investigação "Les Afriques dans le monde" (CNRS/Sciences Po Bordeaux). É historiador da colonização portuguesa contemporânea em África (1878-1975) e analista político dos atuais PALOPs. Além deste "terreno", interessa-se pelos debates teóricos em torno da etnicidade e da democracia, da crioulização e do decolonial. Encontra-se a preparar o seu novo livro, Colonialité. Plaidoyer pour la précision d'un concept, que sairá em março de 2024 (Paris: Karthala).
 

Atividade no âmbito do projeto «REPLAY - As abordagens à paz e a (re)produção da violência em Moçambique», financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (EXPL/CPO-CPO/1615/2021) em colaboração com o Programa de Doutoramento «Política Internacional e Resolução de Conflitos» (FEUC/CES)