O que é feito do pacifismo?

Manuel Dios Diz

Xoán Hermida

24 de janeiro de 2023, 18h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

A guerra na Ucrânia - com toda a destruição de vidas a ela associada - não parece estar a suscitar a mobilização forte do movimento pacifista em escala internacional. Importa perceber porquê. E interrogar os caminhos percorridos pelo movimento pacifista internacional, as principais encruzilhadas com que depara e o desafio que tudo isso constitui para os Estudos para a Paz e a Educação para a Paz.

No seminário, será apresentado o livro "Adeus ás Armas. Qué foi do pacifismo?" (edição galega, coordenada por Manuel Dios Diz).

Notas biográficas

Xoán Hermida é historiador e doutorado em Gestão Pública. Ativista Social, foi membro do Conselho Confederal da CXTG, fundador e diretor da ONG Amarante Setem e membro do Conselho do Forum Social Galego.Actualmente dirige o Forum OBenComún. Analista político, colabora em diferentes meios de comunicação. Mantém uma colaboração habitual com o InfoLibre. Autor, entre outras obras, de “[Re]construír a esquerda nacional” (OBenComún, 2013), “Galicia no labirinto da nova política” (Galaxia, 2018) e “A saída da encrucillada”. (OBenComún, 2021).

Manuel Dios Diz é professor aposentado do ensino secundário. É fundador e foi presidente do Seminario Galego de Educación para a Paz (1985). Foi membro do Comité Consultivo Internacional do Hague Appeal for Peace, da Teachers for Peace, da rede internacional Trascend, da Asociação AIPAZ, assim como vicepresidente e depois Diretor da Fundação Cultura de Paz e do Secretariado Internacional do Forum Mundial de Educação (FME). Foi galardoado com o Prémio à promoção de condutas tolerantes (Conselharia de Educação e Ordenação Universitária da Xunta de Galicia) e com o Prémio “Hagamos las paces” (Instituto Internacional per la Pau da Generalitat de Cataluña). É vicepresidente da Cátedra UNESCO de Cultura da Paz e Direitos Humanos da Universidade de Santiago de Compostela.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento International Politics and Conflict Resolution (FEUC/CES)