Hugo Pinto

Desde 2003 foi gestor de projectos em várias entidades de I&D em Portugal (BIC Algarve-Huelva, Universidade do Algarve, CCMAR, Universidade de Aveiro). Em 2010, Hugo Pinto foi investigador visitante no Instituto de Estudos Sociais Avançados do CSIC (Córdoba, Espanha). É actualmente membro associado do CIEO - Centro de Investigação sobre Espaço e Organizaçoes. Professor auxiliar convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Prepara com apoio da FCT, projecto individual de Pós-doutoramento no CES sobre Resiliência dos Sistemas de Inovação face à Turbulência Económica. Mestre em Economia Regional e Desenvolvimento Local e Licenciado em Economia (Universidade do Algarve), preparou tese de Doutoramento no CES-FEUC (Bolsa Individual da FCT SFRH/BD/35887/2007). Temas favoritos de investigação são as variedades de capitalismo, os sistemas de inovação, a transferência de conhecimento e o papel das universidades. Interessado na discussão da Economia enquanto ciência e a turbulência económica. Com a sua investigação de Doutoramento foi finalista do Academic Tech Transfer and Commercialization Graduate Student Literature Review Prize da AUTM - Association of University Technology Managers (2008) e vencedor do Prémio Bartolomeu (melhor comunicação de investigador jovem) da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (2012).

Pinto, Hugo; Nogueira, Carla (2018), Mapping an Entrepreneurial, Innovative and Sustainable Ecosystem Using Social Network Analysis: An Exploratory Approach of Publicly Funded Innovative Project Data, in Leitão J., Alves H., Krueger N., Park J. (org.), Entrepreneurial, Innovative and Sustainable Ecosystems. Applying Quality of Life Research. Springer International Publishing, 237-254

Fernández-Esquinas, Manuel; van Oostrom, Madelon; Pinto, Hugo (2017), "Key issues on innovation, culture and institutions: implications for SMEs and micro firms", European Planning Studies, 25, 11, 1897-1907

Gomes, Raphael Dos Santos D?Emery; Pinto, Hugo Emanuel dos Reis Sales da Cruz; Almeida, Cláudia Margarida Brito Ribeiro de (2017), "Second home tourism in the Algarve - The perception of public managers", Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11, 2, 197