Projeto de Tese de Doutoramento

Monitorização de águas superficiais para avaliação de forçadores de alteração de uso e ocupação do solo

Orientação: Alexandre Oliveira Tavares, Ana Castilho Ramos Lopes e Pedro Alexandre Dinis

Programa de Doutoramento: Doutoramento em Geologia

A capacidade de poluição não pontual do uso antrópico do solo torna a gestão sustentável deste essencial para a manutenção da qualidade da água. Os trabalhos sobre o uso do solo e a qualidade da água não aprofundam questões da irreversibilidade de danos ecológicos pela alteração da ocupação e uso do solo, devido em parte a uma complexa interação entre sistemas.

Utilizando uma abordagem que engloba os forçadores de alteração da ocupação e uso do solo, as pressões, o estado (água superficial) e impactes sobre este, utilizar-se-á a monitorização como resposta, pretendendo-se atingir um modelo de previsão de impactes na qualidade da água superficial relacionados com as alterações da ocupação e uso do solo.

Para tal, serão identificados indicadores abióticos das águas associados as alterações da ocupação e uso do solo, para posterior determinação dos seus impactes e influência nos indicadores abióticos das águas superficiais. Será também avaliado o papel moderador/mediador das alterações da ocupação e uso do solo entre os forçadores e os impactes nos indicadores abióticos das águas superficiais.