Curso de Formação Avançada

Introdução à análise de dados textuais com o programa IRAMUTEQ

26 de novembro de 2021, 10h-13h |14h -18h

Sala 2, CES | Alta

Formadora: Raquel Ribeiro (CES)


Apresentação

O IRAMUTEQ – Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires – é um programa de computador gratuito e de código aberto ancorado na linguagem de programação R que permite realizar diversas análises estatísticas sobre material verbal transcrito.

O programa permite, nomeadamente, apreender a variabilidade num volume grande de textos através da identificação de diferentes campos lexicais de palavras coocorrentes e do seu contexto de ocorrência, caracterizar gramaticalmente um dado corpus textual e representar visual e graficamente as palavras mais frequentes. Constitui também uma ferramenta útil para uma primeira fase de análise exploratória dos dados, sugerindo categorias para uma posterior análise de conteúdo.

A formação destina-se a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, a docentes, investigadores e investigadoras e a todas as pessoas que trabalham com dados qualitativos de conteúdo textual (entrevistas, artigos de jornais ou revistas, documentos escritos, etc.) ou métodos mistos de investigação. De caráter teórico-prático, parte das questões concretas dos formandos e formandas para a exemplificação das potencialidades do programa e sua aplicação prática.

Cada formando/a deve trazer o seu próprio computador portátil com os programas R e IRAMUTEQ instalados. As instruções de instalação encontram-se disponíveis no site http://www.iramuteq.org/telechargement e serão disponibilizadas, brevemente, em português.


Inscrição: 25€ | Limite máximo de 15 participantes.


Nota biográfica da formadora

Raquel Ribeiro é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra estudando os impactos psicossociais, desigualdades socioterritoriais e justiça social da financeirização da habitação em Portugal (DL 57/2016/CP1341/CT0030). Doutorada em Psicologia e mestre em Psicologia Social tem-se dedicado, através da utilização de métodos mistos, à compreensão do modo como as representações sociais orientam os comportamentos individuais e as relações entre grupos e às questões da (des)igualdade e justiça social dos processos económicos.