Seminário
As classes médias no Brasil contemporâneo como problemática sociológica: teorias, metodologias e alternativas
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (UFFS)
7 de dezembro de 2018, 14h00
Sala 2, CES | Alta
Apresentação
Um dos principais desafios da pesquisa sociológica no Brasil é o de compreender de que modo se constroem simbolicamente, no âmbito das classes médias, mecanismos de legitimação de um dos maiores níveis de desigualdade social do planeta. Para que a pesquisa sociológica sobre classes sociais e desigualdades no Brasil logre êxito, considera-se que é fundamental romper com a supremacia do debate sobre a “morfologia da classe média”, que tende a privilegiar o esforço classificatório e de construção do perfil dos seus integrantes, e passar a problematizar, em medida equivalente, a “semântica da classe média”, qual seja, o conjunto de mecanismos simbólicos que fundamentam uma percepção de mundo que colabora para a perpetuação das desigualdades. Parte-se da premissa que a classe média é uma “problemática sociológica” relevante, seja porque a sua presença na estrutura social enseja desdobramentos econômicos, políticos, simbólicos e culturais, seja porque serve como “zona de amortecimento de conflitos” na ordem social capitalista.
Nota biográfica
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia também pela UFRGS. Atua como Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS e, atualmente, é Investigador Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra/UC. Na UFFS, é professor de graduação no curso de licenciatura em Ciências Sociais e também atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisador do grupo de pesquisas sobre Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos/UFFS e do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Sociologia (LAVIECS/UFRGS). Tem realizado estudos e publicações nas áreas de Estratificação Social e Desigualdades, Sociologia do Trabalho, Sociologia Econômica e Ensino de Sociologia, abordando sobretudo os seguintes temas: classe média no Brasil contemporâneo, mudanças no mundo do trabalho, mercado de trabalho, trajetórias ocupacionais, novos perfis sócio-ocupacionais e Sociologia no ensino médio.