Oficina

Migrações: narrativas, espaços e ...

6 de abril de 2017, 14h00

Sala 2, CES | Alta

Enquadramento

Atualmente, a Europa tem sido desafiada a questionar-se e a re-avaliar respostas institucionais e dos media, na sequência do que se tem designado como sendo “crise dos refugiados". A diversidade de perspectivas de pesquisa no CES pode potenciar e contribuir para uma abordagem crítica, articulada e inovadora sobre esta questão.

Compreendemos `narrativas de migração` na sua dupla perspectiva: como discursos sobre migração que são construídos a partir da posição de poder do aparelho estatal e dos produtores de informação no contexto `receptor` (neste caso, europeu) e os discursos entre os que experienciam a migração, considerando subjetividades, resistências e contestações envolvidas. Essas narrativas devem ser consideradas na sua multidimensionalidade e complexidade, como resultado de encontros em enquadramentos culturais diferentes, conflituosos e sujeitos a formas de opressão.

Os `espaços de migração` configuram-se, para este Grupo Intertemático (ITM), na sua materialidade e simbolismo: envolvem a dimensão discursiva da "comunidade imaginada" nacional, bem como as trajetórias físicas que cruzam as fronteiras nacionais. Referem-se ao espaço público delimitado pelas políticas e discursos estaduais sobre migração, bem como ao espaço íntimo da experiência migratória. São compostos pelos mercados de trabalho (trans)nacionais, bem como por subjetividades e resistências de trabalhadores migrantes; por conflitos e formas de solidariedade. Os espaços são, assim, articulados por dinâmicas institucionais, individuais, coletivas e culturais, e moldados por relações de poder, baseadas, por exemplo, na diferença sexual, raça, orientação sexual, classe social. Os espaços constituem, assim, o contexto que tanto define, como continuamente re-articula, discursos e práticas de cidadania, pertença, identidades e alteridades.

Participantes: Ana Paula Relvas, Carlos Nolasco, Cristiano Gianolla, Claudia Coelho Hardagh, Gabriela Fonseca, Gaia Guiliani, Graça Capinha, Joana Sousa Ribeiro, Júlia Garraio, Luciana Sotero, Martina Matozzi, Neide Areia, Olga Solovova, Rita Santos, Sílvia Leiria Viegas, Sílvia Roque, Sofia José Santos e Zelalem Tesfaye.

Organização: Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM) do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra