Apresentação de livro
«Trabalho e Políticas de Emprego. Um Retrocesso Evitável»
21 de setembro de 2017, 18h00
Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Enquadramento
Sessão de apresentação e debate sobre o novo livro do Observatório sobre Crises e Alternativas «Trabalho e Emprego: Um Retrocesso Evitável», coordenado por Manuel Carvalho da Silva, Pedro Hespanha e José Castro Caldas.
O livro será apresentado por Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, e por Raymond Torres, Diretor na Fundação Funcas e Conselheiro Especial do Diretor-geral da OIT.
Sinopse do livro
Este livro, tem como objeto o trabalho e o emprego, o impacto da crise em termos de desemprego e precariedade, as políticas públicas adotadas ao abrigo do memorando com a Troica, o seu significado e as suas consequências. Mostra que o resgate a que Portugal esteve sujeito fez do trabalho “variável de ajustamento” de um “desequilíbrio” que na sua origem era antes do mais financeiro. Defende que o verdadeiro reequilíbrio passa pela revalorização do trabalho em todas as suas dimensões — retribuição, segurança, autonomia, participação na definição do destino das empresas e de outras organizações.
Informações | ceslx@ces.uc.pt | 216012848