Apresentação de livro
"Os Burgueses" de Francisco Louçã, João Teixeira Lopes e Jorge Costa
6 de maio de 2014, 21h30
Café Santa Cruz (Coimbra)
Apresentação de José Manuel Mendes (CES) e Daniel Francisco (CES), seguida de debate com Francisco Louçã e Jorge Costa
Enquadramento
Este livro está dividido em três partes: quem são, como vivem e como mandam os burgueses.
A primeira parte descreve a construção do poder social da burgue¬sia portuguesa, sobretudo nas últimas décadas. Inclui um levantamento exaustivo dos mecanismos de acumulação e de reprodução social, nomeadamente o estudo inédito dos percursos de todos os 776 membros de todos os governos constitucionais e das formas da sua mobilização ou cooptação, nomeadamente pelas principais empresas financeiras, do PSI20 e das parcerias público-privadas.
Na segunda parte, conhecemos a vida social dos burgueses: onde moram, as escolas que frequentam, os seus casamentos e alguns dos seus luxos. Para sabermos como vive este milhar de pessoas que constitui o núcleo da classe dominante e que ocupa os lugares fundamentais de poder, recorremos a testemunhos, publicações, anúncios, imagens, descrições de instituições, historias, reporta¬gens e cronicas, mapas e outros instrumentos.
A terceira parte do livro procura responder a uma nova pergunta sobre esta relação de poder: se de um lado estão os 99% e do outro os 1%, porque são estes últimos que mandam? 0 estudo da expansão das maquinas de produção de senso comum é uma das bases da teoria do poder que este livro apresenta. A publicidade, as telenovelas, o discurso de telejornal, os concursos televisivos, as homilias, a pose de Estado enunciada pelas autoridades, a literatura kitsch, exames de faculdade, livros infantis, todas as formas de criação de mitos e de geração de desejo e de representação são parte desta análise.
Finalmente, a conclusão inventaria e discute os principais contri¬butos para o estudo das classes em Portugal e resume a análise da burguesia que é feita neste livro.
0 livro e apoiado por um portal - www.osburgueses.net - que inclui documentos, elementos gráficos, bases de dados, resumo dos capítulos e outros materiais.
Notas biográficas dos autores
Francisco Louçã é economista e professor universitário, tendo publicado recentemente “Portugal Agrilhoado” (2011) e, em coautoria, “A Dividadura” (2012) e “Isto é um Assalto” (2013).
João Teixeira Lopes é sociólogo e professor universitário, tendo escrito, entre outros livros, “A Cidade e a Cultura” (2000) e “Geração Europa?” (2014, no prelo).
Jorge Costa é licenciado em jornalismo e coautor, entre outros livros, de “Os Donos de Portugal” (2010), sobre o qual realizou um documentário com o mesmo título (2012).
Em conjunto, publicaram “Os Donos Angolanos de Portugal” (2014).