Seminário
Imigração, memória colectiva e "identidade nacional". O caso francês.
Gérard Noiriel (École des Hautes Études en Sciences Sociales)
12 de abril de 2011, 11h00
Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra
Resumo
Nesta conferência, começarei por relembrar a importância considerável que tomou a imigração na história contemporânea de França. Mostrarei a seguir que, durante muito tempo, este elemento foi completamente reprimido pela memória colectiva. Revisarei as razões que explicam essa amnésia, insistindo de forma mais específica sobre os aspectos historiográficos e políticos. A terceira parte do seminário centrar-se-á na questão da “identidade nacional”: definirei os quadros dessa expressão explicando porque ela é problemática hoje em dia.
Nota biográfica
Professor de l’Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales. O seu trabalho de investigação decorre nas áreas da sócio-história, o Estado-Nação e a imigração. Destacam-se entre as suas publicações, Le Creuset français; histoire de l'immigration (19ème-20ème siècles) (Seuil, 1988) ; Immigration, antisémitisme et racisme (XIXe-XXe siècle). Discours publics, humiliations privées (Fayard, 2007) e État, nation et immigration. Vers une histoire du pouvoir (Belin, 2001).
Comentadora: Elsa Lechner
Nota: Evento associado ao Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito e ao Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz.