Sessão pré-Simpósio EDiSo

Os Discursos do Presente: de que falamos quando falamos de discurso?

17 de junho de 2015, 14h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo:

Este evento prévio ao 2º Simpósio Internacional da EDiSo (Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade) orientado a estudantes de pós-graduação e investigadore/as com interesse no Discurso. Trata-se de abrir um diálogo entre cientistas sociais e analistas do discurso sobre métodos e metodologias usadas para explorar a relação entre análise do discurso e as ciências humanas e sociais. Um sociólogo da Universidad Autónoma de Madrid, um investigador do Centro de Estudos Sociais de Coimbra e uma investigadora em Estudos do Discurso proposto pela EDiSo explorarão em conjunto a articulação entre os estudos do discurso, as humanidades e as ciências sociais, e discutirão o papel da interdisciplinaridade e a possibilidade de compartilhar e traduzir ideias entre as disciplinas. Algumas das ideias que surjam deste evento poderão ser posteriormente trabalhadas nas oficinas de análise de dados durante o Simpósio.

Evento aberto sem inscrição.

14h00-17h00
· “El Encuentro entre Sociedad y Discurso en el enfoque cualitativo en sociología”, Luis Enrique Alonso (Universidad Autónoma de Madrid);
· “Estudios sobre discurso y sociedad. Una mirada crítica”, Luísa Martin-Rojo (EDiSo, Universidad Autónoma de Madrid);
· “Discursos e silêncios. O trabalho da tradução”, António de Sousa Ribeiro (CES/FLUC, Universidade de Coimbra);
· Comentário, João Arriscado Nunes (CES/FEUC, Universidade de Coimbra).
· Moderação: Melissa Moyer (Universitat Autònoma de Barcelona)

Coordenação: Melissa Moyer (Universitat Autònoma de Barcelona), Joana de Sousa Ribeiro (CES, Universidade de Coimbra), Clara Keating (CES/FLUC, Universidade de Coimbra).