Gender workshop
Tomando as rédeas das palavras: feminilidades, masculinidades, novos media e (contra)hegemonia
Sofia José Santos (CES/Promundo)
27 de novembro de 2014, 17h00
Sala 1, CES-Coimbra
Resumo
Os meios de comunicação convencionais, pela sua ubiquidade, o seu poder discursivo, tecnológico e de mediação, são comumente identificados como um dos atores discursivos mais responsáveis pela (re)produção de representações sociais de género que idealizam a imagem da masculinidade hegemónica referenciada pelas ideias de virilidade, força, racionalidade, liderança e heterossexualidade, por oposição a delicadeza, feminilidade, submissão e emotividade, colocadas habitualmente como características tipicamente femininas. Estas imagens associadas e inculcadas ao que significa “ser homem” e “ser mulher” condicionam fortemente o comportamento de todas as pessoas que estão expostas a estas representações, independentemente do seu género, sendo a possível transgressão a essas mesmas representações passível de exclusão, marginalização, condenação ou subalternização.
Fazendo uso do mesmo poder tecnológico, discursivo, de mediação e de ubiquidade, os novos media (e.g. facebook, twitter, youtube) são uma das ferramentas recorrentemente identificadas como cruciais para contrariar e desafiar o entendimento hegemónico e redutor do que significa “ser homem” e “ser mulher”, uma vez que possibilitam a mesma construção de narrativas – públicas e privadas – como os media convencionais, mas têm a possibilidade de ser imunes à política económica a que os media convencionais estão sujeitos e permitem, gratuitamente, que cada pessoa possa ser autora e comentadora no espaço e esfera públicos e não mais apenas espetadora, ouvinte ou leitora, papeis aos quais os media convencionais comumente nos reduzem.
Esta oficina pretende fazer uma discussão sobre as possibilidades e os limites dos novos media como espaço de resistência e luta contra-hegemónica das masculinidades e feminilidades subalternizadas, marginalizadas e/ou inivisibilizadas.
Nota biográfica
Sofia José Santos (CES/Promundo)
Textos:
Newsom, Victoria A. and Lengel, Lara (2012) “Arab Women, Social Media, and the Arab Spring: Applying the framework of digital reflexivity to analyze gender and online activism”, Journal of International Women's Studies, 13(5), 31-45.Available at: http://vc.bridgew.edu/jiws/vol13/iss5/5
Hanke, Robert (1998) On Masculinity: Theorizing Masculinity with/in the Media, Communication Theory, 8 (2), 183–201.
[Quem desejar participar e ler previamente o artigo em discussão, não disponível online, deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt]