Theses defended

Doenças, corpos e territórios negligenciados - práticas de saúde sobre a tuberculose em espaços e pessoas vulnerabilizadas

Roberta Gondim de Oliveira

Public Defence date
December 19, 2016
Doctoral Programme
Governance, Knowledge and Innovation
Supervision
Abstract
Um dos principais objetivos e desafios desse estudo residiu em saber aproximar-se de momentos concretos da vida de pessoas diagnosticadas com tuberculose em situação de vulnerabilidade. Tendo por pressuposto a relação entre políticas, dinâmicas de vidas, sofrimento humano e doenças negligenciadas, o estudo dedicou-se sobre pontes de diálogos (im)possíveis na produção de conhecimentos em saúde, em diferentes quadros de referência - do paradigma biomédico; da determinação social da saúde; da subjetividade dos sujeitos do cuidado e da vulnerabilidade social. Para tanto debruçou-se em diversificados registros da produção de conhecimentos, diretrizes e práticas - da saúde global, das políticas federativas e das práticas locais. Neste último campo, acompanhou-se profissionais de saúde na feitura de conhecimentos em práticas de saúde, nomeadamente no que se refere ao tratamento diretamente observado da tuberculose, operado sobre pessoas em situação de vulnerabilidade em dois espaços na cidade do Rio de Janeiro - em uma área de condições ambientais e moradias precárias, e em cenários e agrupamentos de pessoas em uso do crack e de outras drogas. Vivenciou-se, em diferentes encontros e modos de levar à vida - desejos, curas, abandonos, festas, retornos de tratamento, internações, beleza e mortes. O transitar do estudo por diferentes campos propiciou perceber os agenciamentos, contextualmente construídos, que forneceram elementos ao entendimento da saúde como valor social em situações concretas, sendo este um desafio em termos de inscrições em políticas públicas e em práticas de saúde.

Palavras-chave: Vulnerabilidades; Determinação Social da Saúde; Tuberculose; Atenção Primária em Saúde; Pobreza; Doenças Negligenciadas.