3.º Colóquio Internacional de Pós-graduação em Estudos Feministas e de Género

Encruzilhadas e Horizontes

24 de janeiro de 2025

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra > > Chamada para comunicações até 8 de junho de 2024

Chamada para comunicações

Durante as primeiras duas décadas do século 21 foi grande o otimismo tanto nos movimentos feministas como na área de investigação Estudos das Mulheres, Feministas e de Género (EMFG): somavam-se as conquistas de direitos bem como a consciencialização da subalternidade de séculos e a esperança no futuro era imensa. Movimentos como o #metoo, que adquiriu grande visibilidade global, criaram consciencialização e impulsionaram as discussões sobre a discriminação e a violência de género nas agendas políticas. Por seu lado, na academia em Portugal aconteceu um processo de institucionalização dos Estudos Feministas e de Género, do qual resultou reconhecimento e validação de uma área que enfrentou, durante décadas, muitas resistências nas Universidades.

Assistimos agora, na terceira década deste século, a uma viragem política e ao regresso de discursos, políticas e práticas sexistas e anti-género. No âmbito dos movimentos e da academia, dados os constantes ataques e tentativas de desmantelamento e descredibilização desta área de estudos, entende-se como importante combater as forças antidemocráticas, anti-género e anti direitos das mulheres.

É neste contexto que o Doutoramento em Estudos Feministas da Universidade de Coimbra – FLUC / CES – promove o seu 3º Colóquio de pós-graduação na área EMFG. Pretendemos promover o diálogo e a colaboração entre pessoas que investigam na área, por meio da divulgação dos seus trabalhos científicos, como estratégia de resistência e empoderamento democrático. Procuramos focar as discussões em estratégias de combate a discursos e a práticas que colocam em causa avanços no sentido da igualdade e da cidadania plena de mulheres e de pessoas LGBTQI+. Pretende-se reforçar laços entre pessoas, bem como laços com instituições e com organizações que lutam pelos direitos humanos e de grupos sociais oprimidos, numa perspetiva intersecional.

Convidamos todas as pessoas que desenvolvem trabalho científico na área, em programas de mestrado e de doutoramento, a partilhar o seu trabalho, contribuindo assim para a criação de redes de combate às forças que nos ameaçam. As comunicações devem focar-se, preferencialmente, mas não exclusivamente, nos seguintes subtemas:

• Artes - artivismos; cidadania visual de género;
  • Abordagens interseccionais: classe, género, orientação sexual, raça e etnia, religião e outras;
  • Capacitismo e feminismos;
  • Culturas digitais: média e ciberfeminismos;
  • Debates e políticas sobre o cuidado;
  • De/pós/contra-colonialidades;
  • Democracia: cidadania, representação e violência política de género;
  • Direitos, identidades e movimentos LGBTQI+
  • Epistemologias e conhecimentos feministas;reconhecimento e institucionalização;
  • Escritas feministas: escrevivências, representações, histórias de vida;
  • Justiça Reprodutiva e Direitos Reprodutivos;
  • Movimentos antigénero, antifeministas e discursos de ódio;
  • Movimentos sociais, Estado e políticas públicas;
  • Parentalidades, maternidades e dinâmicas familiares;
  • Teoria Queer e estudos sobre diversidade sexual e de género;
  • Trabalho: segregação, discriminação e precarização;
  • Violências contra as mulheres / de género.

Envio de propostas: até 8 de junho de 2024.

Resposta da organização: até 30 de julho 2024.

As propostas devem ser enviadas para encruzilhadas.horizontes2025@gmail.com

Por favor, inclua EH2025 no assunto da mensagem e organize a sua proposta em dois arquivos diferentes:

• um arquivo com título completo e um resumo de 250-300 palavras + 5 palavras-chave;
  • um arquivo com os dados relativos à autor/a: nome; curso e afiliação institucional; endereço email; título da comunicação.

Por favor, nomeie os dois documentos da seguinte forma:

Sobrenome_Nome_Resumo_ EH2025
Sobrenome_Nome_InfoAut_ EH2025

Inscrição: gratuita, mas com registo obrigatório.

Data-limite de registo (com comunicação): 15 de novembro de 2024
Data-limite de registo (sem comunicação): 15 de dezembro de 2024

Comissão Organizadora:
Adriana Bebiano | Rosa Monteiro| Gonçalo Cholant
Ana Maria Roeber| Ermelinda Melo| Mariacristina Migliore | Marina Faria.