Ciclo de Cinema Documental

sala 1, CES-Coimbra

22 de Fevereiro [sessão I]

Documentário Museu da maré: memórias e [r]existências
Realização: Imagine Filmes; Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e UNIRIO | Direção: Regina Abreu e Pedro Sol | Duração: 50 minutos

Documentário Tempo de Seresta: música, museus e memória no Médio Paraíba
Realização: Imagine Filmes, PPGMS-UNIRIO e IBRAM | Direção: Regina Abreu | Apoio: Faperj | Duração: 30 min e 47 seg.

Documentário Linha do Tucum: A Linha da Lealdade (Patrimônio Imaterial da Amazônia)
Direção: Noilton Nunes | Consultoria Antropológica: Regina Abreu | Realização: Imagine Filmes; IECAM | Apoio: Petrobrás e UNIRIO | Duração: 50 minutos

23 de Fevereiro [sessão II]

Documentário Em Busca da Terra Sem Veneno
Direção: Noilton Nunes | Produção: Regina Abreu e Pedro Sol | Realização: Imagine Filmes | Ano: 2011 | Duração: 50 minutos

24 de Fevereiro [sessão III]

Documentário Kuka Hitchuti – Você já abriu os olhos?
Direção: Noilton Nunes e Pedro Sol | Consultoria Antropológica e Produção: Regina Abreu | Realização: Imagine Filmes | Ano: 2006 | Duração: 52 minutos

Notas Biográficas dos Comentadores

Regina Abreu:
É Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde orienta alunos de Mestrado e Doutorado. Pesquisadora Produtividade CNPq. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ). Coordenadora do GT "Memória, Cultura, Patrimônio" (CNPq).

Publicou diversos livros e ensaios sobre o tema da Memória, dos Museus e do Patrimônio, entre os quais: "Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos" (ed. Lamparina, 2010); "E o Patrimônio?" (ed. Contracapa, 2009). É também autora de filmes etnográficos e documentários relacionados aos seus temas de estudo.  É fundadora da Imagine Filmes, empresa de audiovisual ligada a filmes culturais.

Noilton Nunes:
Foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas de 1978 a 1980.
Professor de cinema - Criador dos projetos Que Filme é Esse - O Cineasta do Mês e das novelas interativas Tela Nossa e O Amor por Princípio.

Finalizou em 2007 o longa A Paz é Dourada, inspirado na vida e obra de Euclides da Cunha. Co-dirigiu o longa O Rei da Vela com Jose Celso Martinez, premiado com 3 Kikitos no Festival de Gramado 1983 e representante do Brasil no Festival de Berlin 1984. Produziu os longas Ladroes de Cinema de Fernando Campos e Na Boca do Mundo de Antonio Pitanga, com Norma Bengell, além de diversos desenhos animados de Stil e Antonio Moreno. Realizou também muitos curtas como diretor, roteirista, fotografo e ou montador. Principais; Leucemia (Melhor curta de 1978 - Federação de Cine Clubes e Jornada de Cinema da Bahia - representante do Brasil no Festival de Oberhausen - Alemanha); Histórias do Cotidiano; A Fabula da Festa no Céu; Acorda Lula; Passagem para outro mundo possível; Era um vez um indio Carijó; Leila Fox; Judas Asvherus.

Videos realizados: ‘Caderneta de Campo’ - Melhor Video do I Festival de Video do Brasil, promovido pelo Museu da Imagem e Som de Sao Paulo e Fotoptica - premiado com a primeira camara de video fabricada no país. 1983; ‘Daime Santa Maria’ - documentario gravado no Acre sobre o ritual do Santo Daime.  ‘O Trem no Brasil - Ontem - Hoje - Imagine Amanhã’; ‘Você já abriu os olhos, documentário gravado durante o ritual do Kuarp de orlando Villas Boas no Xingu e ‘A Batalha da Ancinav’, sobre as atuais politicas audiovisuais do Brasil.

Produtora IMAGINE FILMES:
Fundada em 2003 a IMAGINE FILMES tem em seu currículo uma lista extensa de realizações entre documentários, institucionais e curta-metragens. Entre eles podemos citar o filme “Museu da Maré – Memórias e (Re)Existências”, que marca o novo momento das políticas museais no Brasil; e o curta-metragem “Era uma vez um índio carijó”, produzido com recursos do programa Curta-Criança da TVE.