Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar (CRSCM)
Projeto promovido pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), no qual o OT é responsável pela área clínica

Em 2018 é criado o Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar (CRSCM), consagrado no estatuto do Antigo Combatente em 20 de Agosto 2020, pelo Decreto-Lei nº 46/2020. O CRSCM “foi criado assente numa perspetiva multidisciplinar abrangendo as áreas médica, psicológica, social e político-jurídico, com o objetivo de recolher, organizar, produzir e divulgar conhecimento disperso sobre a temática do stress em contexto militar” (CRSCM, 2020). De modo a alcançar os objetivos elencados, diferentes universidades e centros de estudos foram chamados a participar do projeto, com equipas responsáveis por diferentes áreas do conhecimento, que articularam entre si a elaboração de um plano de trabalho comum, dividido consoante as diversas áreas de atuação.

O Observatório do Trauma/CES integra o CRSCM desde a sua criação, em 2018. Coube-lhe trabalhar a área médica do projeto. A equipa, atualmente formada pela coordenadora, a psiquiatra Luísa Sales e as investigadoras Joana P. Becker e Camila Borges, tem-se dedicado a conhecer e propor práticas de prevenção, tratamento e reabilitação de quadros patológicos decorrentes do impacto de fatores de stress durante a vida militar.  

 

Para consulta:

           

           

Ir para o topo