O Observatório do Trauma (OT) promove reflexões sobre a noção de trauma a partir de três áreas de conhecimento: a psicotraumatologia, os media e os estudos da memória. Assumindo uma perspetiva interdisciplinar, o OT centra-se prioritariamente:

  • Na difusão de estratégias eficazes na prevenção e intervenção no trauma psicológico em situações de crise, desastre e catástrofe.
  • Na reconsideração do conceito de trauma à luz de contextos empíricos, formulações teóricas e eixos de análise dos Estudos da Memória e dos Media tendo em conta momentos que representaram cesuras potencialmente traumáticas, assim como os múltiplos legados de violência, sofrimento e resistência.
  • Na colaboração com instituições envolvidas na reflexão e/ou ação sobre o trauma, propondo-se ser um fórum de debate, de partilha e de formação.

O Observatório do Trauma é membro da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society For Traumatic Stress Studies - ESTSS) e integra o seu Board of Directors.

Adesão

Adesão

Compõem o Observatório do Trauma, as investigadoras e investigadores que integram a sua equipa, os membros associados e os parceiros e redes protocolados.

Torne-se membro associado do Observatório do Trauma e beneficie das seguintes condições:
 

  • Filiação direta na Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society for Traumatic Stress Studies — ESTSS), com todos os benefícios que essa associação confere, nomeadamente o acesso a uma ampla rede de profissionais em Psicotraumatologia, descontos em encontros científicos organizados pela ESTSS e na assinatura do European Journal of Psychotraumatology (EJPT), assim como a possibilidade de participar nos grupos de trabalho da ESTSS.
  • Acesso privilegiado a uma rede alargada de debate sobre a noção de trauma, envolvendo profissionais de distintas áreas disciplinares de investigação e formação.

 

Como me associar?

Para se tornar associado/a do observatório do Trauma deverá preencher na íntegra o seguinte formulário de adesão online e liquidar o valor das quotas anuais (que pode ser revisto e atualizado).

Membros que integram entidades parceiras estão sujeitos ao pagamento de uma quota anual individual no valor de 17 euros. Outros associados individuais estão sujeitos ao pagamento de uma quota anual no valor de 27 euros.  

Formulário de Adesão
Ir para o topo