Programa de Doutoramento "Governação, Conhecimento, e Inovação"

In English


O Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação funciona em regime bienal tendo presentemente candidaturas abertas.

As candidaturas para o ano lectivo 2007/2008 estão abertas em permanência até 15 de Setembro. As candidaturas recebidas até 15 de Maio ou até 15 de Julho serão avaliadas nessas datas. As restantes serão avaliadas em Setembro.

 

Estrutura curricular

O Programa conduz à obtenção do grau de Doutor em Economia ou Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e assenta numa estrutura curricular com num tronco comum e dois perfis de formação, um designado ‘Conhecimento e Inovação’ e outro designado ‘Impactes Sociais da Ciência e da Tecnologia’. O tronco comum permite abordar, por um lado, as inter-relações e construções mútuas da ciência, da tecnologia e do conhecimento em sociedade e, por outro, a análise da relação entre governação, instituições e políticas públicas. O perfil “Conhecimento e Inovação” é orientado para a análise dos processos de inovação, de produção de conhecimento e para as respectivas políticas, nomeadamente a nível europeu. O perfil “Impactes Sociais da Ciência e da Tecnologia” orienta-se para a análise das condições e formas de produção de conhecimentos, das dinâmicas da sua apropriação e usos sociais e das suas implicações na governação global e na construção de uma cidadania cognitiva.
Para além da equipa docente própria do Programa, conta-se, ao longo de cada edição, com a participação de convidados nacionais e estrangeiros, designadamente aqueles que fazem parte de redes de cooperação internacional do CES e da FEUC.
O Programa decorre ao longo de 4 anos, sendo o 1º ano constituído por uma parte lectiva composta por oito seminários semestrais, com 45 horas cada. O primeiro semestre é dedicado às questões  de mais elevada carga conceptual e teórica. Visa-se uma introdução às temáticas, aos conceitos e aos autores nucleares de cada área e o trabalho lectivo é de natureza essencialmente expositiva. No segundo semestre situam-se os seminários que prolongam, numa lógica predominantemente interactiva e de criação de espírito académico, cada uma das áreas iniciadas no primeiro semestre. O acesso ao 2º ano supõe a aprovação nos seminários de 1º ano.
O 2º ano de formação é composto por um “Seminário de Investigação em Economia e Sociologia” (45 ECTS), por um “Seminário de Metodologia da Economia” ou um “Seminário de Metodologia das Ciências Sociais” (10 ECTS) e por um “Seminário de Actualização e Debate” (5 ECTS). A preparação da dissertação inicia-se neste ano e pode prolongar-se por 3 anos. O grau de Doutor obtém-se com defesa da dissertação, de 80.000 a 100.000 palavras, a ser defendido perante um júri constituído de acordo com o Regulamento de Programas de Doutoramento da Universidade de Coimbra.

1º ano: 1º semestre

Tronco comum:

Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Sociedade (7,5 ECTS) – João Arriscado Nunes

Governação, Instituições e Políticas Públicas (7,5 ECTS) – José Reis, Vítor Neves

Perfil "Conhecimento e Inovação":

Políticas de Ciência e Conhecimento (7,5 ECTS) – Tiago Santos Pereira

Inovação e Políticas Europeias (15 ECTS) – Alfredo Marques, João Tolda

Perfil "Impactes Sociais da Ciência e da Tecnologia":

Conhecimentos, Sustentabilidade e Justiça Cognitiva (7,5 ECTS) – Paula Meneses

Governação, Conhecimentos e Participação Pública (7,5 ECTS) – João Arriscado Nunes, José Manuel Mendes  

1º ano: 2º semestre

Tronco comum:

Seminário de Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Sociedade (7,5 ECTS) – João Arriscado Nunes

Seminário de Governação, Instituições e Políticas Públicas (7,5 ECTS) – José Reis, Vítor Neves

Perfil "Conhecimento e Inovação":

Seminário de Políticas de Ciência e Conhecimento (7,5 ECTS) – Tiago Santos Pereira

Inovação e Políticas Europeias (7,5 ECTS) – Alfredo Marques, João Tolda

Perfil "Impactes Sociais da Ciência e da Tecnologia":

Seminário de Conhecimentos, Sustentabilidade e Justiça Cognitiva (7,5 ECTS) – Paula Meneses

Seminário de Governação, Conhecimentos e Participação Pública (7,5 ECTS) – João Arriscado Nunes, José Manuel Mendes  

2º ano

Seminário de investigação em Economia e Sociologia (45 ECTS)

Este Seminário terá uma periodicidade quinzenal e é orientado para a preparação e discussão dos projectos de investigação dos estudantes. Neste âmbito, os estudantes participarão activamente num conjunto de workshops sobre métodos de pesquisa e elaboração de uma dissertação, bem como sobre métodos de investigação empírica, e o seu trabalho-próprio é um elemento essencial do programa curricular. O seminário incluirá uma componente orientada para a apresentação e discussão de trabalhos recentemente publicados, escolhidos e apresentados por cada aluno em cada sessão, para discussão alargada das suas implicações teóricas e metodológicas. No âmbito do seminário, todos os doutorandos deverão submeter o projecto inicial e os desenvolvimentos da sua investigação ao juízo crítico dos docentes e dos seus pares, procurando-se desta maneira estimular o intercâmbio académico e promover as reflexões metodológicas e temáticas concretas. A aprovação neste seminário exige a apresentação e defesa do projecto final de tese de 15.000 palavras.

Seminário de Metodologia da Economia” ou Seminário de Metodologia das Ciências Sociais (10 ECTS)

Os doutorandos da área científica de Economia frequentarão um Seminário de Metodologia da Economia. Os doutorandos da área científica de Sociologia frequentarão um Seminário de Metodologia das Ciências Sociais. Trata-se de Seminários de formação complementar. Cada um incluirá a discussão de um conjunto de temas filosóficos e metodológicos relevantes para a respectiva área científica e a participação em seminários com oradores convidados. É um seminário quinzenal, com 30 horas de duração.

Seminário de Actualização e Debate - Pensar e imaginar o conhecimento (5 ECTS)

O seminário “Pensar e imaginar o conhecimento” terá uma periodicidade quinzenal, contando com a participação de convidados de diferentes áreas, num total de quinze sessões. Este seminário tem como objectivo proporcionar aos estudantes um relacionamento continuado com temáticas actuais que, numa perspectiva interdisciplinar, contribuam para o enquadramento e o fortalecimento dos respectivos trabalhos de pesquisa. O Seminário terá 60 horas.

 

 
 
Estrutura Curricular
 
Seminários
Equipa Docente
 
 
 
 

 
  Centro de Excelência - Processo de Avaliação de Unidades de Investigação do Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2005
  CES Centro de Estudos Sociais