Objectivos:
O objectivo deste seminário é o estudo dos processos de produção do conhecimento científico e dos objectos científicos e tecnológicos, os modos de articulação, de co-constituição e de definição mútua da ciência, da tecnologia e da sociedade. A partir da apresentação e discussão das propostas, potencialidades e limites das diferentes orientações no domínio dos estudos sociais e culturais da ciência e da tecnologia, serão exploradas as experiências e as possibilidades de construção de novas abordagens emergentes do diálogo entre os estudos sociais e culturais da ciência e tecnologia, os estudos feministas e os estudos pós-coloniais. Cada um dos temas tratados no seminário será ancorado na análise de estudos de caso.
Programa:
1. Porquê e como estudar a ciência, a tecnologia e o conhecimento em sociedade
2. Os estudos sociais da ciência e tecnologia: problemáticas, orientações e debates
3. A produção da ciência e da tecnologia: práticas, cultura e polítca
4. Do “olhar de Deus” à objectividade forte: as ciências perante a crítica
5. Da ciência como cultura à cidadania cognitiva
Bibliografia seleccionada:
Biagioli, Mario (org.) (1999), The Science Studies Reader, New York: Routledge
Dierkes, Meinolf, e Claudia Von Grote (eds.) (2000), Between Understanding and Trust: The Public, Science and Technology, London: Routledge
Galison, Peter, e David J. Stump (orgs.) (1996), The Disunity of Science: Boundaries, Contexts, and Power, Stanford: Sanford University Press
Harding, Sandra (org.) (1993), The `Racial´ Economy of Science: Toward a Democratic Future, Bloomington: Indiana University Press
Jasanoff Sheila, et al (orgs.) ( 1995), Handbook of Science and Technology Studies, Newbury Park: Sage
Jones, Caroline A., e Peter Galison (orgs.) (1998), Picturing Science, Producing Art, New York: Routledge
Keller, Evelyn Fox, e Helen Longino (orgs.) (1996), Feminism and Science, Oxford: Oxford University Press
Krige, John, e Dominique Pestre (orgs.) (1997), Science in the Twentieth Century, Amsterdam: Harwood Academic Publishers
MacKenzie, Donald, e Judy Wajchman (orgs) (1999), The Social Shaping of Technology: How the Refrigerator got its Hum, Milton Keynes: Open University Press (2ª edição revista)
Santos, Boaventura de Sousa (org.) (2003), Conhecimento Prudente para uma Vida Decente: `Um Discurso sobre as Ciências´ Revisitado, Porto: Afrontamento
Sorensen, Knut, e Robin Williams (orgs.) (2002), Shaping Technology, Guiding Policy: Concepts, Spaces and Tools, Cheltenham: Edward Elgar
Stengers, Isabelle, e Bernadette Bensaude-Vincent (2003), 100 mots pour commencer à penser les sciences, Paris: Les Empêcheurs de penser en rond/Le Seuil
Nota: As referências bibliográficas serão complementadas com bibliografias específicas para cada ponto do programa.
|