PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?
Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?
SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!
Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.
Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.
Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?
Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.
Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova, Nancy Duxbury, Maria José Carvalho, Rita Alcaire, Francisco Freitas, Inês Lima, Paula Sequeiros, Patrícia Silva e Joaquim Veríssimo.
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.
Quando?
2021
Como?
Através de sessões a distância
Para quem?
Línguas:
Português e Inglês*
Convidados/as e Formadores/as:
NOTA: A língua preferencial será o português contudo, poderá estar sujeita a alteração de acordo com a proveniência linguística dos/as convidados/as.
17 de março de 2021, 14h00-16h00 (GMT) | Online
Jan Helge Solbakk, University of Oslo
What does integrity and goodness in research entail? What characterizes a good researcher? To address these questions a typology of goodness proposed by the Finnish philosopher Georg Henrik von Wright will be introduced and applied. In addition I will present and discuss a so-called Advice Paper, ‘Towards a Research Integrity Culture at Universities’, newly published by The League of European Universities.
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, com inscrição obrigatória, e está limitada ao número de vagas disponíveis.
Programa
8 de junho de 2021, 3.ª feira
10h00 -13h00 | Citar e referenciar
Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Responsável, Coordenação da Biblioteca Norte/Sul)
9 de junho de 2021, 4.ª feira
10h00 -13h00 | Plágio
Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Responsável, Coordenação da Biblioteca Norte/Sul)
22 de junho, 2021, 3.ª feira
10h00 -13h00 | Plataformas de avaliação de revistas científicas e fatores de impacto
Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Responsável, Coordenação da Biblioteca Norte/Sul)
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, com inscrição obrigatória, e está limitada a 40 pessoas.
[Inscrições encerradas].
Apresentação
O 2.º módulo deste ciclo destina-se a partilhar boas práticas de Investigação e Escrita Científica. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os/as participantes aprendam não só técnicas de pesquisa e de gestão de informação, mas também de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas de co-tutela... sobrevivendo ao turbilhão!
Programa
15 de junho de 2021, 3.ª feira
10h00 -13h00 / 14h30-17h00 | Abordagens de investigação na pesquisa social
Mauro Serapioni (CES)
28 de junho de 2021, 2.ª feira
10h00- 13h00 /14h30m 17h00 | Academic English/Academic Portuguese. Translate/ rephrase/ revise
Kate Torkington (Universidade do Algarve)
29 de junho de 2021, 3.ª feira
9h30 -11h00 | Das comunicações científicas à comunicação de ciência social - Rita Alcaire (Postdoctoral Researcher (CES)
11h30-13h00 | Editoras fraudulentas e a desinformação - Paula Sequeiros (CES)
14h00-16h00 | Cotutela de tese: do que se trata? De que me serve? - Magno Araújo (Universidade de Aveiro)
30 de junho de 2021, 4.ª feira
Encontros com Investigadores/Autores
10h30 -12h30 | O arquivo, o campo e a escrita - João Arriscado Nunes (FEUC/CES)
14h30-17h00 | Para uma ciência parda - Graça Capinha (FLUC/CES)
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, com inscrição obrigatória, e está limitada a 40 pessoas.
Objectivo Geral: Contribuir para o desenvolvimento de capacidades e competências na gestão de informação utilizando as ferramentas dos programas ZOTERO e MENDELEY.
Programa dia 22 de junho, 2021, 14h30-17h | Formação conduzida por Francisco Freitas
1. Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa ZOTERO.
No final da sessão os/as utilizadores/as deverão:
- Elaborar, autonomamente, as pesquisas e gerir a informação para criação de bibliografias utilizando o Zotero.
Programa dia 23 de junho, 2021 | 14h30-17h | Formação conduzida por Francisco Freitas
Sessão de Introdução ao Zotero e Mendeley: funcionalidades e gestão de dados.
2. Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa MENDELEY
No final da sessão os/as utilizadores/as deverão:
- Elaborar, autonomamente, as pesquisas e gerir a informação para criação de bibliografias utilizando o Mendeley.
Nota biográfica do formador: Francisco Freitas é um investigador especializado em análise e tratamento de dados. Ao longo dos anos, tem integrado equipas multidisciplinares de investigação, detendo uma alargada experiência em métodos de investigação quantitativos e qualitativos. A sua prática de investigação inclui todas as fases do processo de recolha, gestão e análise de dados, em conjunto com tarefas de mapeamento e análise espacial de dados. Trabalha regularmente como docente de métodos e técnicas, formador e consultor em Portugal e no estrangeiro.
[Inscrições limitadas a 25 participantes, gratuitas mas obrigatórias. Abertas a partir do dia 1 de junho de 2021]
13 de julho de 2021, 14h30-17h00 | Abertura e Gestão de Dados de Investigação: Planos de Gestão de Dados e Publicação de Dados
Pedro Príncipe (Chefe de Divisão no Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho)
Objectivos: Os/as participantes tomarão conhecimento de como
1. Compreender a diversidade de dados de investigação;
2. Criar um plano de gestão de dados: Organização, documentação e armazenamento de dados;
3. Conhecer as ferramentas para partilha de dados..
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (8.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (7.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (6.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (5.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (4.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (3.ª edição)
Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.