O que fazemos

O Observatório CREATOUR é uma plataforma intersetorial que congrega investigadores e profissionais dos setores cultural e criativo e do turismo, ligando a academia aos setores público e privado, numa lógica de crítica, avaliação e reflexão para produção de conhecimento relativamente às práticas culturais, de turismo criativo e demais áreas disciplinares associadas.

O profundo impacto nos setores cultural e criativo e do turismo causado pela pandemia COVID-19 evidenciou a precariedade dos seus trabalhadores, bem como a fragilidade e dependência dos setores. Por isso, é essencial abordar as vulnerabilidades e desigualdades existentes, bem como repensar e promover novas estratégias de desenvolvimento intersetorial.

Nesta linha, as abordagens regenerativas e de sustentabilidade integrada devem incluir planeamento cultural, economias circulares, inovação social, e empreendedorismo responsivo, alinhadas com os esforços para identificar, compreender e mobilizar estrategicamente os recursos e identidades culturais dos lugares. Para isso, e sendo as ligações cultura–turismo explicitamente assumidas para orientar e impulsionar estrategicamente o desenvolvimento territorial, torna-se fundamental um alinhamento efetivo entre as esferas política, económica, cultural e ambiental. As ligações e colaborações intersetoriais e as práticas de governança participativa podem reconhecer e trabalhar as perspetivas conflituantes, identificar e refletir criticamente sobre os paradoxos do desenvolvimento e impactos públicos, e promover abordagens holísticas que se centram no bem-estar da comunidade, inclusão e benefício coletivo.

Objetivos

O Observatório CREATOUR pretende constituir-se como um canal de comunicação aberto entre academia e sociedade civil, de modo a que haja uma partilha de conhecimento e experiências. Incidirá o seu trabalho nas práticas culturais e criativas, assim como de turismo sustentável de base cultural e criativa em áreas extra-metropolitanas, periféricas, rurais e remotas de Portugal.

Deste modo, o Observatório visa monitorizar e analisar criticamente dinâmicas e impactos do e no desenvolvimento das esferas da cultura e do turismo, bem como oportunidades emergentes para abordagens socialmente responsáveis que podem interligar os agentes da cultura, turismo e demais setores. Pretende analisar e criticar políticas públicas, programas e tomadas de decisão, com atenção especial ao cruzamento de interesses culturais e turísticos no desenvolvimento local e regional. Tem como objetivo contribuir para a definição de políticas públicas sensíveis às diferentes perspetivas, dinâmicas e problemas inerentes aos processos de desenvolvimento. Visa projetar e dinamizar ações de formação, capacitação, esclarecimento e consciencialização, que estimulem a reflexão e o diálogo sobre ideias e práticas, reforcem o conhecimento alargado e estabeleçam ligações entre investigadores/as, profissionais e decisores públicos nestes campos aliados, mas frequentemente desconectados.

Para isso, irá basear-se em metodologias e abordagens de mapeamento cultural; estratégia, ideação e prototipagem em turismo criativo; colaboração e cooperação intersetorial; e planeamento estratégico e governação, envolvendo diferentes tipos de organizações e grupos-alvo, tais como empresas, autarquias e outras entidades de administração territorial, agentes culturais, comunidades locais e turistas. Paralelamente, irá funcionar como hub de uma rede internacional emergente – CREATOUR International. Assim, tem como principais objetivos:

  1. Monitorizar e avaliar as práticas culturais, criativas e de turismo sustentável de base cultural e criativa
  2. Gerar conhecimento e know-how que promova a ligação entre cultura, criatividade e turismo
  3. Relacionar a pesquisa com a prática adaptando e disseminando o conhecimento académico à sociedade civil
  4. Estimular a coprodução de conhecimento entre investigadores e profissionais
  5. Promover e desenvolver mecanismos de capacitação
  6. Desenvolver e proporcionar formação avançada e especializada a investigadores e profissionais
  7. Gerar informação e recomendações que apoiem a elaboração de políticas públicas nas áreas da cultura, criatividade e turismo
  8. Promover o diálogo internacional, debate e troca de conhecimento com as práticas culturais e criativas e de turismo sustentável de base cultural e criativa, por via da iniciativa CREATOUR International.
7