Quem somos

A ideia para o Observatório CREATOUR surge com base no projeto CREATOUR “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo e Áreas Rurais e Cidades de Pequena Dimensão”, pretendendo, contudo, ir além do trabalho já desenvolvido, assumindo uma perspetiva transdisciplinar e de reflexão crítica, ao colocar em diálogo diferentes áreas de estudo e dar espaço à discussão sobre problemas paradoxais nos campos temáticos visados.

O CREATOUR – um projeto de investigação-ação multidisciplinar baseado na combinação de abordagens teóricas e práticas em processos colaborativos, desenvolvido entre novembro de 2016 e junho de 2020 – serviu como fase de pesquisa, desenvolvimento e catalisação de uma rede de oferta de turismo criativo, na qual uma vasta gama de iniciativas tem sido concebida, projetada, testada e implementada localmente.

O projeto procurou contribuir para o desenvolvimento de práticas de turismo criativo sustentável em cidades pequenas e áreas rurais em quatro regiões de Portugal: Norte, Centro, Alentejo e Algarve, integrando abordagens teóricas e metodológicas no desenvolvimento cultural, do turismo e regional. Estruturado de acordo com as principais dimensões para aprimorar o setor criativo ao nível de 1) construção de conhecimento e capacidade, 2) apoio ao desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao local e 3) fortalecimento de redes e clusters, o foco do projeto foi a implementação de iniciativas piloto de turismo de pequena escala, aumentando a atratividade e a sustentabilidade das comunidades rurais e das pequenas cidades em Portugal.

O CREATOUR debruçou-se sobre a criação, o planeamento e a implementação de produtos de turismo criativo, bem como no desenvolvimento de uma estrutura de investigação, recolha de informações e capacitação para o campo emergente. Por um lado, observou-se que o desenvolvimento de turismo criativo fora das grandes cidades é viável, mas os desafios geográficos e a diversidade de agentes e iniciativas exigem atenção adicional à capacitação, formação e orientação; recursos dedicados de marketing coletivo; e mais tempo para aprofundar as redes de conhecimento e o desenvolvimento de parcerias. Por outro, um fator essencial no turismo criativo é a forte ligação entre criatividade e território, proporcionando aos visitantes experiências de imersão na cultura local e de contacto direto com as comunidades. Estas atividades possibilitam a geração de valor acrescentado – económico, social e cultural – a nível local e regional.

Tendo por base as conclusões do projeto CREATOUR, foram identificadas necessidades para a promoção de sinergias entre cultura, criatividade e turismo, resultando em recomendações políticas para 5 dimensões: desenvolvimento de produtos e empresas; rede e conexões intersetoriais; formação, desenvolvimento de competências e construção de conhecimento; comunicação e marketing; e pesquisa, monitorização e industry intelligence. Uma das recomendações foi o desenvolvimento de um Observatório que permitisse coordenar a investigação e monitorizar desenvolvimentos nos setores cultural e criativo e do turismo.

Equipa

O Observatório é concebido como uma plataforma aberta para iniciativas coletivas e de colaboração, posicionando-se num ponto de fronteira e de transdisciplinaridade. Pretende-se, assim, envolver investigadores/as de diferentes áreas temáticas que se interligam com os setores da cultura e turismo, tais como: questões laborais e migratórias, economia, inclusão, cidadania, inovação social, planeamento e urbanismo, sustentabilidade, etc.

 

Coordenação e equipa CES

Nancy Duxbury (coord. principal)
Sílvia Silva (coord. exec.)
Tiago Castro (coord. exec.)
André Brito Correia
Carlos Fortuna
Catarina Almeida Marado
Cláudia Pato de Carvalho
Claudino Ferreira
Dora Fonseca
Elísio Estanque
Fiona Bakas
Gonçalo Canto Moniz
Hugo Pinto
Isabel Ferreira
José Reis
Lorena Sancho Querol
Nathalie Nunes
Patrícia Silva
Paula Abreu
Paulo Peixoto
Shirlei Torres Perez
Sílvia Ferreira

 

Membros da comissão instaladora da rede CREATOUR

O Observatório beneficiará da colaboração dos vários membros da rede CREATOUR, constituída:

  1. pelos 30 investigadores de cinco centros de investigação
    Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra
    Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora
    Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs) (anterior Centro de Investigação Sobre o Espaço e Organizações - CIEO) da Universidade do Algarve
    Centro de Estudos sobre a Mudança Socioecónomica e o Território (DINÂMIA'CET-Iscte) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
    Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho
  2. e pelos profissionais dos 40 projetos-piloto que participaram no projeto CREATOUR (2016-2020). Pretende-se que este grupo tenha um papel colaborativo regular em articulação com o observatório, numa lógica de observadores regionais e setoriais, bem como promotores e coorganizadores de atividades.

 

Outros colaboradores

Pretende-se ainda envolver outras pessoas cujo trabalho académico e/ou profissional é considerado importante e relevante para os objetivos do Observatório.

Nacionais:

Ana Caldeira, Carlos Cardoso Ferreira e Norberto Santos - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), Universidade de Coimbra
Francisco Dias, Instituto Politécnico de Leiria

Internacionais:

Avril Joffe, School of Arts, University of the Witwatersrand [África do Sul]
Diana Zuluaga, 5 Bogotá [Colômbia]
Greg Richards, Breda University of Applied Sciences / University of Tilburg [Países Baixos]
Jovanka Kalaba, University of Kragujevac [Sérvia]
Jutamas (Jan) Wisansing, Perfect Link Consulting Group [Tailândia]
Kathleen Scherf e Will Garrett-Petts, Thompson Rivers University [Canadá]
Kiley Arroyo, Cultural Strategies Council [Estados Unidos]
Larissa Almeida, RECRIA - Rede Nacional de Turismo Criativo [Brasil]
Marie-Andrée Delisle, Université du Québec à Montréal [Canadá]
Meng (Mo) Qu, Hiroshima University [Japão]
Patrick Brouder e Suzanne de la Barre, Vancouver Island University [Canadá]
Satu Miettinen, University of Lapland [Finlândia]

Parceiros

Nacionais

Pilotos CREATOUR (9 municípios, 11 PME ou empresários em nome individual, 16 associações culturais ou de desenvolvimento local; 4 parcerias – 1 museu nacional + 2 municípios, 1 PME + 3 municípios, 1 PME + 1 museu/I&D, 1 rede informal de parceiros);
CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (membro do CREATOUR advisory board)
4iS - Plataforma para a Inovação Social

 

Internacionais

Bosch Alumni Network [Alemanha]
House! Society for people and spaces [Eslovénia]
Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo – RECRIA [Brasil]