O Observatório CREATOUR é uma plataforma intersetorial que congrega investigadores e profissionais dos setores cultural e criativo e do turismo, ligando a academia aos setores público e privado, numa lógica de crítica, avaliação e reflexão para produção de conhecimento relativamente às práticas culturais, de turismo criativo e demais áreas disciplinares associadas.
O profundo impacto nos setores cultural e criativo e do turismo causado pela pandemia COVID-19 evidenciou a precariedade dos seus trabalhadores, bem como a fragilidade e dependência dos setores. Por isso, é essencial abordar as vulnerabilidades e desigualdades existentes, bem como repensar e promover novas estratégias de desenvolvimento intersetorial.
Nesta linha, as abordagens regenerativas e de sustentabilidade integrada devem incluir planeamento cultural, economias circulares, inovação social, e empreendedorismo responsivo, alinhadas com os esforços para identificar, compreender e mobilizar estrategicamente os recursos e identidades culturais dos lugares. Para isso, e sendo as ligações cultura–turismo explicitamente assumidas para orientar e impulsionar estrategicamente o desenvolvimento territorial, torna-se fundamental um alinhamento efetivo entre as esferas política, económica, cultural e ambiental. As ligações e colaborações intersetoriais e as práticas de governança participativa podem reconhecer e trabalhar as perspetivas conflituantes, identificar e refletir criticamente sobre os paradoxos do desenvolvimento e impactos públicos, e promover abordagens holísticas que se centram no bem-estar da comunidade, inclusão e benefício coletivo.