A ideia para o Observatório CREATOUR surge com base no projeto CREATOUR “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo e Áreas Rurais e Cidades de Pequena Dimensão”, pretendendo, contudo, ir além do trabalho já desenvolvido, assumindo uma perspetiva transdisciplinar e de reflexão crítica, ao colocar em diálogo diferentes áreas de estudo e dar espaço à discussão sobre problemas paradoxais nos campos temáticos visados.
O CREATOUR – um projeto de investigação-ação multidisciplinar baseado na combinação de abordagens teóricas e práticas em processos colaborativos, desenvolvido entre novembro de 2016 e junho de 2020 – serviu como fase de pesquisa, desenvolvimento e catalisação de uma rede de oferta de turismo criativo, na qual uma vasta gama de iniciativas tem sido concebida, projetada, testada e implementada localmente.
O projeto procurou contribuir para o desenvolvimento de práticas de turismo criativo sustentável em cidades pequenas e áreas rurais em quatro regiões de Portugal: Norte, Centro, Alentejo e Algarve, integrando abordagens teóricas e metodológicas no desenvolvimento cultural, do turismo e regional. Estruturado de acordo com as principais dimensões para aprimorar o setor criativo ao nível de 1) construção de conhecimento e capacidade, 2) apoio ao desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao local e 3) fortalecimento de redes e clusters, o foco do projeto foi a implementação de iniciativas piloto de turismo de pequena escala, aumentando a atratividade e a sustentabilidade das comunidades rurais e das pequenas cidades em Portugal.
O CREATOUR debruçou-se sobre a criação, o planeamento e a implementação de produtos de turismo criativo, bem como no desenvolvimento de uma estrutura de investigação, recolha de informações e capacitação para o campo emergente. Por um lado, observou-se que o desenvolvimento de turismo criativo fora das grandes cidades é viável, mas os desafios geográficos e a diversidade de agentes e iniciativas exigem atenção adicional à capacitação, formação e orientação; recursos dedicados de marketing coletivo; e mais tempo para aprofundar as redes de conhecimento e o desenvolvimento de parcerias. Por outro, um fator essencial no turismo criativo é a forte ligação entre criatividade e território, proporcionando aos visitantes experiências de imersão na cultura local e de contacto direto com as comunidades. Estas atividades possibilitam a geração de valor acrescentado – económico, social e cultural – a nível local e regional.
Tendo por base as conclusões do projeto CREATOUR, foram identificadas necessidades para a promoção de sinergias entre cultura, criatividade e turismo, resultando em recomendações políticas para 5 dimensões: desenvolvimento de produtos e empresas; rede e conexões intersetoriais; formação, desenvolvimento de competências e construção de conhecimento; comunicação e marketing; e pesquisa, monitorização e industry intelligence. Uma das recomendações foi o desenvolvimento de um Observatório que permitisse coordenar a investigação e monitorizar desenvolvimentos nos setores cultural e criativo e do turismo.