ESTSS ADJUST COVID-19 Study
Consórcio promovido pela European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS) para o estudo das reações e adaptações das populações de 11 paises europeus à pandemia da Covid-19

A European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS) lançou um estudo pan-europeu com o objectivo de analisar as relações  entre a experiência da pandemia de Covid-19 com os riscos e fatores de protecção associados, a identificação dos factores de stress e sintomas de distúrbio de ajustamento.

Em conformidade com um quadro sanitário social da OMS, uma avaliação dos factores de risco e de protecção, os factores de stress relacionados com a COVID-19 e o comportamento específico da pandemia foram medidos para estimar a sua contribuição para os sintomas de ajustamento adverso (ADNM-8). O estudo visa também investigar se estas relações são mitigadas por alguns comportamentos de adaptação. Os participantes foram avaliados por um inquérito aplicado em três fases, com intervalos de seis meses entre cada recolha de respostas. 

De Junho de 2020 a Dezembro de 2021, 11 sociedades membros da ESTSS recolheram dados de 15.563 adultos em 11 países europeus (Áustria, Croácia, Alemanha, Geórgia, Grécia, Itália, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Portugal, e Suécia). Alguns dos resultados obtidos podem ser consultados no separador "Publicações" partilhado abaixo. 

 

 

Ir para o topo