Apresentação

Oficina Ad hoc | 9º Módulo Opcional do III Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES-UC - confere a atribuição de 10 pontos para a certificação europeia pela ESTSS.
 

  • Conteúdos – Os media como primeiros interventores (first responders). Sinais e sintomas de trauma nos jornalistas. Compreensão do trauma experimentado por notícias dos media. Compreender as habilidades de comunicação necessárias ao tratamento de profissionais da comunicação. Cultura do trauma em termos de imagem.

     
  • Formadores/as – Adelino Gomes (Jornalista, investigador associado do CIES-IUL), Ana Aranha (Realizadora de programas de rádio), Celina Manita (Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), Diana Andringa (Jornalista, documentarista, investigadora do CES-UC), José Manuel Rosendo (Jornalista), Leonor Figueiredo (Jornalista), Luísa Sales (Psiquiatra, coordenadora do Centro de Trauma/CES-UC), Paulo Moura (Jornalista, escritor) e Sílvia Roque (Investigadora do CES-UC).


Programa:

Adelino Gomes (Jornalista e investigador associado do CIES-IUL) – “Narrando o conflito/a catástrofe

Ana Aranha (realizadora de programas de rádio) – “Vítimas de tortura da PIDE

Celina Manita (Professora associada da FPCEUP) – “Ouvindo o trauma dos outros"

Diana Andringa (Jornalista, documentarista, investigadora do CES-UC) - "Trauma e Media"

José Manuel Rosendo (Jornalista) – “Reportando o conflito/a catástrofe

Leonor Figueiredo (Jornalista) –  "Vítimas de violência política (27 de maio em Angola)"

Luísa Sales (Psiquiatra, coordenadora do Centro de Trauma/CES-UC) - "A Entrevista: riscos de retraumatização para as vítimas, riscos de trauma vicariante para os/as entrevistadores/as"

Paulo Moura (Jornalista e escritor) – “No local de conflito/catástrofe

Sílvia Roque (investigadora do CES-UC) – “Mulheres vítimas de violência”

 

Inscrição

Ir para o topo